Preocupado com o andamento das obras de recuperação da RSC-470, na Serra, o deputado Ronaldo Santini (PTB) recebeu a confirmação, na noite de quarta-feira (25), de que as obras não estão paralisadas. Conforme o representante da Construtora Concresul, Altemir Bertolini, os trabalhos voltam a ser intensificados na próxima semana, seguindo o cronograma planejado. Nesta quinta (26) está previsto o início da sinalização no trecho.
Segundo Bertolini, duas máquinas foram deslocadas para o município de Tupandi, para concluírem o trabalho de pavimentação pendente. “Quando fomos convocados para executar o contrato de emergência retiramos imediatamente nossos equipamentos de lá. Agora, aproveitamos para concluir este serviço”, disse. O empresário afirmou ainda que na segunda-feira (30) as máquinas deverão voltar à pista e, na próxima quarta (2), será retomada a aplicação de asfalto na rodovia.
A posição da construtora foi exposta ao deputado Santini e ao secretário Beto Albuquerque, que recebeu denúncias sobre a paralisação das máquinas na RSC-470, entre Veranópolis e Nova Prata . A reunião, realizada na sede da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), contou ainda com a presença do diretor geral do Daer, José Francisco Thormann; do diretor de Infraestrutura Rodoviária, Milton Cypel; do secretário adjunto da Seinfra, Claudenir Bragagnolo; e do engenheiro José Luiz Barbosa.
Quanto à questão do contrato para execução da obra, Thormann informou que, por se tratar de um decreto de emergência, dispensa-se contrato antes do início dos trabalhos e, portanto, não é motivo para paralisação. “A obra está adjudicada e pode ser iniciada antes da formalização contratual”, ressaltou. Santini solicitou a antecipação da conclusão da obra. “Mesmo que o contrato preveja a execução em seis meses, é imprescindível que os trabalhos sejam concluídos antes deste período”, frisou. O parlamentar, que é vice-líder do governo, já havia procurado o Executivo para solicitar que as obras sejam intensificadas e recebeu de Tarso Genro e de Beto Albuquerque a confirmação do compromisso do Estado com a manutenção das obras até o final.
Fonte: AL/RS