“É inegável a contribuição do escotismo para que tenhamos jovens que saibam a importância das atividades para seu melhor desenvolvimento físico e para qualificar sua socialização”, afirmou o deputado Giovani Feltes (PMDB), durante o Grande Expediente dessa terça-feira (8), ao homenagear o movimento escoteiro que, em 2012, comemora 102 de implantação no Brasil.
Feltes discorreu sobre as mudanças históricas ocorridas na formação dos jovens, como os avanços da informática e outras revoluções em várias áreas da evolução social. E ao observar que sem querer contrariar fatos e padrões já perfeitamente incorporados, “ou de pregar que não devêssemos seguir nestas frenéticas revoluções; muito pelo contrário: acredito sim que teremos um futuro melhor, pessoas cada vez melhores, mais solidárias”, salientou ser preciso, entretanto, “par e passo com todos os avanços que a sociedade atual nos oportuniza, resgatar e fortalecer alguns valores que se perpetuam, ou ao menos deveriam reproduzir-se a cada nova geração”, afirmou. “E neste contexto gostaria de enaltecer os princípios que norteiam o movimento escoteiro no mundo todo. O dever com Deus, o dever para com os outros e o dever para consigo próprio – acrescentou – são princípios muito objetivos do escotismo, porém de amplitude suficiente a possibilitar aos nossos jovens seu desenvolvimento com integridade, honradez, lealdade, disciplina, coragem e respeito em todos os os seus atos do dia a dia”, complementou.
O parlamentar peemedebista enalteceu o nome do suboficial da Armada Brasileira Amélio Azevedo Marques que, em 1910, após regressar da Inglaterra, introduziu o escotismo no Brasil, e também da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), que, em 1913 acolheu o primeiro grupo de escoteiros no Estado e o mais antigo em atividade no país, o Grupo Georg Black.
Ao finalizar, parabenizou todo o Escotismo, em especial os 155 grupos gaúchos, pelo “exemplo e maneira verdadeiramente devotada em levar adiante esta missão, contribuindo para a educação de nossos jovens a partir de referências que dignificam o ser humano, valorizando a realização individual, mas acima de tudo a participação construtiva da sociedade”.
Em apartes, em nome de suas respectivas bancadas, associaram-se à homenagem os deputados João Fischer (PP), Lucas Redecker (PSDB), Miki Breier (PSB), Márcio Biolchi (PMDB), Alceu Barbosa (PDT), Raul Carrion (PCdoB), Cassiá Carpes (PTB) e Adão Villaverde (PT).
Medalhas
Durante a solenidade, dirigida pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Alexandre Postal (PMDB), a Assembleia distinguiu com a Medalha da 53ª Legislatura a chefe Wilma Erika Veit Schiefferdecker, que, aos 85 anos de idade, é diretora do Grupo Georg Black, da Sogipa; o chefe José Ferreira Machado, de Caxias do Sul, que há 70 anos dedica-se ao escotismo; e a União dos Escoteiro do Brasil no Rio Grande do Sul, através de seu diretor Carlos Eduardo Chaise.
Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades e convidados, o vereador Bernardino Vendruscolo, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o presidente da Sogipa, Nelson Wulff; e o representante da Federasul, Osmar Lanz.
Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades e convidados, o vereador Bernardino Vendruscolo, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o presidente da Sogipa, Nelson Wulff; e o representante da Federasul, Osmar Lanz.
Fonte: AL/RS