O deputado Edson Brum (PMDB) participou em Brasília, na noite desta terça-feira (8), do encontro de discussões dos projetos de Lei de interesse da suinocultura brasileira, uma iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Da reunião participou também o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador. Edson Brum destaca a importância da cadeia produtiva carne suína para a economia gaúcha, que em 2011 somou um rebanho de mais de seis milhões de cabeças, conforme estimativa da Acsurs.
O parlamentar tem acompanhado as ações em defesa do setor, sendo mais recentemente aquelas voltadas ao combate do embargo russo da carne suína, conquista de maiores e novos mercados, além da defesa da sanidade animal. Relatório divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) demonstrou que o Brasil encerrou 2011 com uma produção de 3,362 milhões de toneladas de carne suína, volume que ficou acima das 3,238 milhões de toneladas registradas no ano anterior.
O número total de produtores envolvidos com a atividade chegou a 40 mil e o número de empregos gerados na produção de carne suína foi de 600 mil. No segmento exportador, a entidade informou que a carne suína brasileira esteve presente no ano passado em 60 países de todo mundo, gerando uma receita de US$ 1,435 bilhão, ante os US$ 1,341 bilhão de 2010.
Mesmo com a receita maior, houve redução no volume exportado em 2011, quando os embarques totalizaram 516 mil toneladas, inferiores às 540 mil toneladas registradas em 2010. A queda foi atribuída à valorização do Real e a mudanças de procedimentos de alguns mercados consumidores.
Embora menos comercializada no mercado internacional, a Abipecs contabilizou um crescimento no consumo doméstico, que passou de 14,3 quilos por habitante em 2010 para 15,1 quilos por habitante no ano passado. Foram consumidas 2,846 milhões de toneladas da carne suína pelos brasileiros em 2011.
* Com informações de Carmen Schuck
Fonte: AL/RS