Nos dias 4, 5 e 6 de julho ocorrerá a 1ª Feira da Agroindústria Familiar/SUSAF-RS. O evento inédito, numa estrutura que será montada em frente ao Palácio Piratini, marcará o ato de assinatura do decreto que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF-RS – instituído pela Lei 13.825 – de autoria do deputado Edegar Pretto (PT) .
A feira foi sugerida pelo governador Tarso Genro para divulgar a produção das agroindústrias familiares do estado que, a partir do decreto do SUSAF-RS, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o Rio Grande do Sul. Na prática, significa que produtos inspecionados pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), como salame, queijo e linguiça, por exemplo, poderão obter o selo de certificação e procedência e não terão mais as barreiras que antes impediam a venda intermunicipal.
No dia 4, ocorrerá o Seminário Estadual da Agroindústria Familiar/SUSAF-RS – no auditório da Caixa Econômica Federal – rua dos Andradas, 1001 – 12º andar – Praça da Alfândega – A Promoção é da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS – Associação Gaúcha Municipalista – AGM e movimentos sociais do campo (Via Campesina, FETAG-RS e FETRAF-SUL). O objetivo do seminário é reunir prefeitos, secretários de Agricultura, agricultores familiares e movimentos sociais ligados ao campo para apresentar o funcionamento do SUSAF-RS e políticas públicas para Agroindústrias Familiares do estado.
Confira a programação do dia 4/07
8h30 – Abertura do Seminário Estadual da Agroindústria Familiar/SUSAF-RS
9h30 – Painel: O funcionamento do SUSAF-RS
10h10 – Painel: Política Estadual de Agroindústrias Familiares
10h45 – Debate
11h30 – Painel: Fomento às Agroindústrias Familiares
12h30 – Encerramento
14h – Governador Tarso Genro assina o decreto do SUSAF-RS – na Feira em frente ao Palácio Piratini
Fonte: AL/RS
