Durante o período das Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (28), a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) salientou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no RS demonstram a precária situação das escolas públicas gaúchas. E destacou a necessidade de investimentos governamentais mais adequados para a área da Educação, como melhorias nas escolas e o piso para o magistério, ao invés de um “completivo”.
O deputado Frederico Antunes (PP) cobrou explicações do governo acerca de projetos que enviou à Assembleia em regime de urgência, em especial o das RPVs, sob pena de alguns deles serem derrubados no Parlamento. Ainda dedicou o prêmio “Líderes e Vencedores”, o qual vai receber hoje, pela segunda vez, ao Partido Progressista e a sua região, a Fronteira-Oeste.
A deputada Maria Helena Sartori (PMDB) cobrou esclarecimentos do governo sobre o projeto que pretende um aporte de recursos de até 30 milhões de reais à Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR. Também apresentou dados sobre os reajustes concedidos ao magistério durantes os governos Antônio Brito, Yedas Crusius e Tarso Genro.
O deputado Cassiá Carpes (SDD) pediu melhorias para as rodovias gaúchas. Também referiu-se aos projetos governamentais enviados à Assembleia em regime de urgência, especialmente os de criação de subsidiárias no Banrisul e o de aporte de recursos à EGR. E destacou a necessidade de se ter muito cuidado ao apreciá-los.
O deputado Raul Pont (PT) rebateu criticas dos parlamentares oposicionistas ao governo, especialmente pelo envio de propostas em regime de urgência à Assembleia. E defendeu os projetos que criam subsidiárias no Banrisul, afirmando serem as propostas boas para o Banco. “Não vamos privatizar o Banco”, afirmou, lembrando que para que isso aconteça é necessária a realização de um plebiscito.
Fonte: AL/RS