Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, durante a Ordem do Dia desta terça-feira (8), o PL 438 2007, do deputado José Sperotto (PTB), que institui a data de 21 de junho como o Dia de Prevenção à Morte Súbita em Crianças Menores de Um Ano de Idade. A proposta também institui a Campanha de Redução da Mortalidade Infantil.
Conforme o deputado Sperotto, a medida tem por objetivo, entre outros aspectos, diminuir os índices de mortalidade infantil no Estado, conscientizando a população, por exemplo, sobre a forma correta de se deitar uma criança com até um ano, visando a redução de riscos de morte por asfixia.
Uergs
Também por unanimidade foi aprovado o relatório final da Comissão Especial constituída no Parlamento para acompanhar a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs.
Durante a defesa da proposta (PR 6 2012), o relator da matéria na Comissão, deputado Cassiá Carpes (PTB), destacou alguns pontos recomendados pelo relatório final, como o aumento de recursos orçamentários à Universidade Estadual; a possibilidade de instalação de novas unidades da Uergs nas regiões Sul, Fronteira-Oeste e Alto da Serra do Botucaraí, mais precisamente nos municípios de Canguçu, Rosário do Sul e Soledade, respectivamente, além da contratação imediata dos candidatos aprovados no último concurso público.
O deputado Catarina Paladini (PSB), em Plenário, agradeceu aos parlamentares, alunos e professores da Uergs que ajudaram nos trabalhos da Comissão nestes últimos quatro meses.
Adiado
O PL 276 2011 , do deputado Paladini, que deveria ser votado nesta terça-feira, teve sua votação adiada para a próxima semana, a pedido do parlamentar. A proposta dispõe sobre a condição das pessoas com diagnóstico de autismo e cria a Política Estadual de Atendimento a Pessoas com Diagnóstico de Autismo.
Fonte: AL/RS