AL/RS

Comitiva da Festa do Divino de Criúva visita gabinete da deputada Marisa


A deputada Marisa Formolo (PP) emocionou-se na tarde desta terça-feira, dia 6, ao receber a visita em seu gabinete da Comissão de festeiros da Festa do Divino,que será realizada de 10 a 19 de maio, em Criúva, distrito de Caxias do Sul. A surpresa ficou por conta do fato do imperador da festa, Luiz Guiomar Gonçalves dos Reis, 56 anos, ter sido seu aluno no curso de Pedagogia, na Universidade de Caxias do Sul.

Para a deputada, a Festa do Divino é um exemplo de fé e religiosidade que precisa ser preservado. “Não há preço para a amizade assim como não há força que substitua a fé e o que vocês fazem merece todo o nosso respeito e valorização, por não deixarem morrer essa tradição”. Iniciada na Ilha dos Açores, em Portugal, a festividade religiosa é realizada em Caxias do Sul há mais de 40 anos e é considerada uma das maiores festas de louvação do Brasil. “Fizemos questão de visitá-la e de trazermos a louvação ao seu gabinete por causa do seu projeto que vita também alcançar e ajudar a melhorar a vida dos mais humildes do interior”, complementou Reis.


A festa do Divino inicia no dia 10, com recepção dos cavalarianos, homenagem aos ex-festeiros e levantamento do mastro com a bandeira do Divino. A programação é composta por nove dias de novena e um de festa. As novenas são realizadas todas as noites, a partir das 19h30, seguidas de janta e baile. No dia 19, encerramento da festa, a movimentação inicia às 9h, com procissões preparatórias, missa, almoço, nomeação dos novos festeiros, baile e leilão dos terneiros.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comitiva da Festa do Divino de Criúva visita gabinete da deputada Marisa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/comitiva-da-festa-do-divino-de-criuva-visita-gabinete-da-deputada-marisa/ Acesso em: 17 mai. 2026