Na semana que antecede a Páscoa, estarão em debate, na Assembleia Legislativa, temas como a bacia do rio do Sinos e a concessão de auxílio-moradia a magistrados. O primeiro tema pautará os trabalhos de uma comissão especial a ser instalada no Parlamento, na terça-feira (3), e o segundo será abordado em audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, na quinta (5).
Também está programada atividade para marcar a Semana Estadual do Autismo, promovida na primeira semana de abril, conforme lei sancionada em setembro do ano passado. Na terça, o médico Carlos Gadia, do Dan Marino Center, centro de referência em avaliação global e tratamento de crianças com necessidades especiais, falará sobre o tema “Autismo: Como chegamos até aqui e para onde vamos”.
Na quinta-feira, haverá expediente somente no turno da manhã e, na sexta, será feriado.
Confira a agenda completa da Assembleia Legislativa na semana:
SEGUNDA-FEIRA (2)
Comissões parlamentares
A Comissão Especial para Acompanhar a Situação da UERGS, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza audiência pública às 9h30, na Câmara de Vereadores de Canguçu, para debater a situação da UERGS com a comunidade acadêmica da região.
Exposições
A Galeria dos Municípios exibe, até 5 de abril, os atrativos e potencialidades do município de Canela, localizado a 120 quilômetros de Porto Alegre, na Região das Hortênsias. A abertura da mostra é às 17 horas. No local, serão divulgados eventos como a Feira de Páscoa, que vai até o dia 8 de abril, e a 13ª Semana do Bebê, a realizar-se no mês de maio, com oficinas e debates relacionados à saúde infantil e materna.
Até 5 de abril, uma exposição que mistura artes visuais e fotografia faz uma homenagem a Porto Alegre, que completou 240 anos no dia 26 de março. Na mostra “PortOnírico”, a fotógrafa e artista visual Vera Carlotto redescobre sua cidade natal, em fotos que remetem ao desenho e à pintura. As imagens podem ser apreciadas gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, na Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968).
De 2 a 13 de abril, o Espaço Novos Talentos da Assembleia Legislativa abriga a exposição “A Ideia Cósmica”, de Paula Fraga. A mostra reúne pinturas que representam explosões de movimentos e vibrações, por meio de técnicas mistas e materiais variados. Paula Fraga nasceu em Porto Alegre em 1981. Autodidata, começou a pintar aos 16 anos, inspirada por sua mãe, a artista plástica Salete Radici. Os trabalhos podem ser conferidos de segunda a sexta, exceto feriado, das 8h30 às 18h30.
TERÇA-FEIRA (3)
Comissões parlamentares
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Juliana Brizola (PDT), realiza reunião ordinária, às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar, para apreciação de pareceres e requerimentos.
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Sarmento Leite, no 3º andar, para apreciação de parecer e requerimentos de audiências públicas.
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Marco Alba (PMDB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar, para apreciação de pareceres a projetos.
No Salão Júlio de Castilhos, às 13h30, a Assembleia Legislativa instala a Comissão Especial para tratar da Bacia do Rio do Sinos. O grupo técnico será presidido pela deputada Ana Affonso (PT).
Reuniões da Mesa e de líderes
Às 10 horas, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana.
Sessão plenária
Às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. No período do Grande Expediente, o deputado Cassiá Carpes (PTB) presta homenagem aos 25 anos do Fórum da Liberdade e ao Instituto de Estudos Empresariais (IEE-RS).
Semana Estadual do Autismo
Na Semana Estadual do Autismo, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, junto com o gabinete do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), promovem a palestra “Autismo: Como chegamos até aqui e para onde vamos”, com o Dr. Carlos Gadia, médico associado do Dan Marino Center, centro de referência em avaliação global e tratamento de crianças com necessidades especiais, organização sem fins econômicos que atua em parceria com o Hospital Infantil de Miami. Às 17h30, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.
Missa de Páscoa
A partir de abril, serão realizadas missas quinzenais na Capela do Palácio Farroupilha. A primeira ocorre nesta terça (3), às 18 horas, em preparação à Páscoa. A próxima do mês está agendada para o dia 17.
Orçamento 2013
O governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, realiza a abertura oficial do ciclo de discussão do Orçamento para 2013, com a presença do governador Tarso Genro. O evento começa às 14 horas, no Teatro Dante Barone.
QUARTA-FEIRA (4)
Comissões parlamentares
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. Na ocasião, poderá ser formalizada a escolha do vice-presidente do orgão técnico.
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Marisa Formolo (PT), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Sarmento Leite, no 3º andar, para apreciação de requerimentos de audiências públicas. No período destinado a assuntos gerais, será dado espaço para manifestação de João Roni, da Godlive Clínica Odontológica, sobre situação envolvendo ação do Ministério Público do Trabalho.
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Miki Breier (PSB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.
A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Mano Changes (PP), realiza reunião ordinária às 11 horas, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.
A Comissão de Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Diógenes Baségio (PDT), realiza reunião ordinária às 11 horas, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.
Fórum Democrático
O Colégio Deliberativo do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional reúne-se às 9h30, na sala do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa (Espaço da Convergência), para definir a composição do órgão em 2012. Também serão definidos os temas a serem abordados durante o ano.
Sessão plenária
Às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. No período do Grande Expediente, o deputado Miki Breier (PSB) fala sobre o tema “Fraternidade e a Saúde Pública – Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra”.
QUINTA-FEIRA (5)
Expediente somente até as 11h30:
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Luis Fernando Schmidt (PT), realiza reunião ordinária, às 9 horas, seguida de audiência pública, às 9h30, na sala João Neves da Fontoura, no 4º andar, para discutir o auxílio-moradia a juízes. A audiência foi proposta pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).
A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pela deputada Maria Helena Sartori (PMDB), realiza reunião ordinária, às 9 horas, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Ernani Polo (PP), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.
SEXTA-FEIRA (6)
Feriado Municipal – Sexta-feira da Paixão.
*Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.
Fonte: AL/RS
