AL/RS

Audiência discute reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase


O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, deputado Miki Breier (PSB), coordenou a Audiência Pública que discutiu a reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

 
Cerca de 40 mil brasileiros lutam pelo reencontro de familiares que foram separados durante a fase do isolamento compulsório de pacientes com hanseníase. Durante a atividade na Assembleia, foi apresentando o Programa Reencontros, que ajuda na identificação de pais, mães e irmãos por meio de exame de DNA. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (Inagemp) e o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A coleta de amostras de saliva para realização dos testes genéticos foi realizada após a Audiência Pública.

 
Moradores do Hospital Colônia de Itapuã estiveram na atividade e narram a rotina de luta contra o preconceito. Em depoimentos emocionados, relatos de sofrimento, de abando e segregação. “Queremos destacar a importância desta atividade, trazendo a tona um debate fundamental sobre estre crime de Estado que é a alienação parental. Vamos tensionar o governo gaúcho e União para que faça a reparação”, comprometeu-se Miki Breier.

 
Na Audiência, foi dada a orientação para que os parentes coletem a maior quantidade possível de documentos para a comprovação de vínculo em busca de indenização. Também foi encaminha a realização de uma audiência na Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, no dia 11, e a apresentação de demanda ao governo estadual para o estabelecimento de um conjunto de políticas sociais de assistência para as famílias e vítimas da hanseníase.

 
Participaram da atividade proposta pelo deputado Adão Villaverde (PT), Sandra Genro, Primeira-Dama do Estado; Antônio Fernandes, Diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais da Secretaria da Saúde; Paulo Humberto Gomes da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Saúde; Artur Custódio, Coordenador Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); e Andreia Paz Rodrigues, Defensoria Pública do Estado.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Audiência discute reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/audiencia-discute-reintegracao-das-pessoas-atingidas-pela-hanseniase/ Acesso em: 20 set. 2026