Nessa quarta-feira (5) tiveram início as aulas para os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) inscritos nos grupos de Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios (TPCI), realizado no 1º Comando Regional de Bombeiros (CRB), em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (7) outra turma terá as orientações básicas sobre TPCI, totalizando 50 participantes nos dois dias de curso teórico e prático.
O superintendente Administrativo e Financeiro da ALRS, Antonio Carlos Ferreira Kehrwald, esclarece que o objetivo é prevenir sinistros e, no caso de uma ocorrência se verificar, oferecer condições para os funcionários auxiliarem, tomando providências corretas. Além disso, o treinamento permitirá a obtenção do alvará do Plano de Prevenção e Combate de Incêndio.
O inspetor de Segurança da ALRS, Ricardo Petry Pithan, frisa que as providências incluem adequação do prédio principal e, na sequência, a realização de um plano de evacuação. Ele esclarece que já houve modernização dos equipamentos de monitoramento por vídeo, com a substituição do sistema analógico por meio da instalação de câmeras digitais.
No programa de treinamento constam matérias como teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção, entre outras na parte teórica. Além disso, o TPCI inclui orientações sobre primeiros socorros e aula prática.
Transporte para o TPCI no dia 7
A Assembleia Legislativa oferece transporte aos servidores que participam do TPCI, realizado no 1º CRB, na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 345, em Porto Alegre. Nesta sexta-feira (7), a saída será às 7h40, no estacionamento de carga e descarga (local conhecido como antiga “bomba”). O retorno será ao meio-dia.
Comissão
Neste ano, a ALRS publicou portaria que designa os servidores Cristiano Ferreira Pereira, Carlos Eduardo Prates Cogo e Ricardo Petry Pithan para comporem comissão com o objetivo de avaliar a situação dos prédios que fazem parte da estrutura física da Casa Legislativa no que diz respeito à segurança contra incêndio.
Fonte: AL/RS