Ao participar na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, da reunião da Subcomissão dos Pedágios da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), o deputado estadual Alceu Barbosa Velho (PDT), 2º vice-presidente do Legislativo Estadual, recordou que “foi aqui neste plenário que em 1997 apresentamos a moção de repúdio aos pedágios, mais tarde aprovada pela Câmara de Vereadores, que deflagramos o processo contra o atual modelo de pedágios instalado no Rio Grande do Sul. De lá para cá muitas entidades e pessoas se somaram à discussão que vem evoluindo a cada dia”.
O debate girou em torno de qual o melhor modelo de pedágio a ser adotado pelo Estado a partir de 2013, quando vencem as atuais concessões das rodovias gaúchas. Dentre as questões levantadas estiveram o alto valor cobrado pelos polos de pedágio do Estado, a localização das mesmas sitiam cidades e regiões inteiras, não dando opções de rotas não pagas aos motoristas, e a falta de grandes investimentos em obras nas estradas.
A proposta do governo do Estado de criar a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também foi discutida. O prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva (PDT), defendeu o modelo de pedágios comunitários e a necessidade de fortalecer o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para que ele possa gerir estes pedágios. O vereador Pedro Incerti (PDT), de Caxias do Sul apontou o modelo comunitário como o melhor para o Estado. Representante do Fórum dos Coredes, José Antônio Adamole pediu a reformulação do Daer e o fortalecimento da Agergs, além de que 80% dos valores arrecadados nas praças de pedágio comunitário sejam aplicados na própria rodovia.
Participaram os deputados Luis Fernando Schmidt (PT), presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, Alceu Barbosa Velho (PDT), Marisa Formolo (PT) e Álvaro Boessio (PMDB), além dos prefeitos de Monte Belo do Sul, Adenir José Dalle, e de São Marcos, Evandro Ballardin. Também estiveram na audiência os vereadores Gustavo Toigo (PDT), Vinicius Ribeiro (PDT) e Mauro Pereira (PMDB), o representante da Assurcon, Juarez Colombo, o representante da Agergs, Carlos Martins, o Diretor de Operação Rodoviária do Daer, Cleber Domingues, do Coredes Serra, Flávio Pauletti, e da OAB, Rosane Ramos, além de lideranças locais e regionais.
Fonte: AL/RS
