AL/RS

Alceu Barbosa: Caminhos da Neve também são os caminhos da maçã

O deputado Alceu Barbosa Velho (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, que já encaminhou diversas expedientes à Secretaria da Infraestrutura e Logística (SEINFRA) visando a conclusão da ligação asfáltica entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pelos chamados Caminhos da Neve, voltou ao Plenário para falar sobre o assunto. Disse que a ligação, de apenas 40 quilômetros, é muito importante para o desenvolvimento turístico regional e a economia.

 

O deputado fez uma avaliação da importância da rodovia do ponto de vista dos produtores de maçã: “Eles estão sofrendo para transportar a colheita. O inverno chegou e a estrada está com atoleiros em diversos pontos”, disse, mencionando imagens do trecho entre Bom Jesus e São Joaquim com caminhões na valeta, atravessados e puxados por trator nos atoleiros”. Alceu informou que integrantes da Associação de Produtores  de Maçã estiveram reunidos com o ministro da Agricultura para renegociar as dívidas. São 3.150 fruticultores e a dívida se aproxima de R$ 600 milhões.

 

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mais precisamente nos municípios da Rota Caminhos da Neve, é produzida 85% da maçã do Brasil. São mais de 765 mil toneladas e circulam em torno de 38 mil caminhões para o escoamento de uma produção de R$ 611 milhões. Disse que a estrada está sendo aguardada com ansiedade, pois Santa Catarina já constrói em seu lado. “Se o valor arrecadado com o ICMS da maçã for aplicado na Rota Caminhos da Neve, em menos de dois anos, será possível viabilizar a conclusão da obra, que servirá para escoar a produção da região e também encurtar mais de 100 quilômetros entre Gramado e Florianópolis”, concluiu.  

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Alceu Barbosa: Caminhos da Neve também são os caminhos da maçã. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/alceu-barbosa-caminhos-da-neve-tambem-sao-os-caminhos-da-maca/ Acesso em: 15 jun. 2025