AL/MG

Formiga cobra investimentos turísticos no Centro-Oeste

A construção de um aeroporto em Formiga, melhorias no serviço de telefonia móvel, adoção de publicidade estatal incentivando o turismo no Lago de Furnas, além de investimentos nos setores de saúde, segurança pública e nas rodovias da região Centro-Oeste do Estado. Essas são as principais reivindicações para impulsionar o turismo em Formiga, que foram apresentadas nesta terça-feira (5/6/12), durante audiência pública realizada na cidade pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião contou com a participação de lideranças políticas e empresariais da região, que cobraram investimentos do poder público para alavancar o desenvolvimento turístico do município.

Segundo o autor do requerimento para a reunião, deputado Gustavo Valadares (PSD), essas reivindicações serão levadas na próxima semana ao secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, que se comprometeu a receber um grupo da região e discutir investimentos necessários para impulsionar o turismo na cidade. “Há muita coisa a fazer para trazer desenvolvimento turístico na região e precisamos convencer o poder público que o turismo é um dos grandes fomentadores de desenvolvimento”, opinou Gustavo Valadares. “Nós, brasileiros e mineiros, precisamos acreditar no nosso potencial”, completou.

O prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha, ponderou que a cidade é bem estruturada, mas que, para aumentar a exploração turística, é preciso realizar um trabalho de preparação. Ele destacou os 1.501 km² de extensão territorial do município, as 1.654 nascentes e os 311 km de orla do Lago de Furnas que passam pela cidade. “Nós somos privilegiados, temos uma economia diversificada, sem crise. Temos uma cidade estruturada”, destacou o prefeito. Anunciou ainda que já está sendo estudada a construção de um aeroporto no balneário de Furnas. “Os projetos são lentos, mas trabalhamos e persistimos para realizá-los”, afirmou o prefeito.

Já o presidente do Furnaspark Resort, José de Paulo Alves, disse que tem pressa, já que Copa do Mundo tem data e não espera. “Temos que bater na porta, senão ela não abre. E temos que bater com muita insistência”, ponderou. Ele informou que está com um contrato de 60 dias com a Fifa, para assinar até o dia 8 de junho, afirmando que seu hotel quer ser um centro de treinamento para a Copa do Mundo, mas precisa cumprir uma série de exigências. Pediu que o deputado Gustavo Valadares e o prefeito Aluísio Veloso da Cunha assinassem o contrato como  testemunhas, o que foi atendido.

Políticos e empresários defendem desenvolvimento da cidade

A importância de colocar o turismo no cenário nacional e internacional foi destacada pelos participantes da reunião. “É tempo e hora de colocarmos Formiga no cenário de turismo, com sua beleza e riqueza”, cobrou o vereador Mauro César Alves de Sousa. Ele destacou os investimentos dos  empresários locais, mas cobrou apoio e incentivo do poder público, entre eles anúncios publicitários, a construção de um aeroporto e a instalação na   cidade de secretarias de turismo e de esporte.

Mauro César também cobrou, entre outras ações, a instalação de uma regional da saúde para atender os procedimentos de alta complexidade, além de um serviço de telefonia móvel adequado para atender os frequentadores da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Formiga, vereador Gonçalo José de Faria, também reforçou o trabalho envolvendo o desenvolvimento do município, para gerar riqueza e melhor qualidade de vida para a comunidade.

Cenário turístico – O presidente do Furnaspark Resort, José de Paulo Alves, também defendeu que Formiga merece estar em uma posição de destaque no cenário turístico mineiro e nacional. Para ele, o que está atrasando o desenvolvimento são as questões políticas e não a falta de investimentos do setor privado.

Neste sentido, o deputado Gustavo Valadares destacou que a reunião é fundamental para mostrar que Formiga tem potencial turístico e um hotel de nível internacional. Para ele, o turismo é muito significativo para Formiga e os 33 municípios que margeiam o Lago de Furnas.

Consulte o resultado da reunião.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Formiga cobra investimentos turísticos no Centro-Oeste. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/almg/formiga-cobra-investimentos-turisticos-no-centro-oeste/ Acesso em: 30 abr. 2024