Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Visão Estratégica de Processos Jurídicos

Visão Estratégica de Processos Jurídicos

 

 

Gustavo Rocha*

 

 

O profissional não pode apenas saber o direito. Ele deve analisar todos os elementos que compõem a problemática e opor estratégias de atuação.

 

Por exemplo, a questão de um imposto devido. A solução pode ser simples: Pagar; Interpor uma ação para isenção do mesmo; Compensação Tributária; E tantas outras teses. Mas, qual a mais adequada? Qual aquela que poderá trazer o cliente uma solução efetiva?

Depende. Depende do que o cliente possui de patrimônio, depende dos riscos de cada uma das teses, depende do tempo devido, depende do valor devido, depende se é devido, e por aí vai.

 

A estratégia é a astúcia do profissional. Não se compra, não se aprende com uma aula. Estratégia se desenvolve, aperfeiçoa e evolui.

 

A cada dia estamos aperfeiçoando esta estratégia.

 

Olhe ao seu redor e veja: Notícias e novidades em todos os campos do conhecimento são desvendadas todos os dias. No mundo jurídico não é diferente.

 

A cada via verificamos decisões diferentes, diversas e variadas.

 

No exemplo em tela, um imposto devido pode ter um julgamento de pagamento ou de exclusão de pagamento dependendo do juízo. E a famosa segurança jurídica? Ora, mesmo que os Tribunais tenham suas teses já definidas cabe justamente ao advogado criar novas estratégias para alcançar o direito do cliente.

 

Quando o cliente adentrou o escritório ele não entendia nada da tese de exclusão de ilicitude, de compensação tributária, de precatórios, nada disto.

 

Ele confiou o seu processo ao advogado por entender que este utilizará de todas as suas possibilidades para vencer.

 

Então, sejamos diretos: Sem estratégia processual e material, o conhecimento é praticamente nulo.

 

Afinal, um recurso pode ser fundamental para o deslinde de uma ação, mas também pode ser ruim se queremos que esta matéria seja analisada posteriormente. Isto é estratégia!

 

Pense estrategicamente!

 

 

* Diretor da Gestão.Adv.br

www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br

 

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Visão Estratégica de Processos Jurídicos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/visao-estrategica-de-processos-juridicos/ Acesso em: 18 abr. 2024