Colunas Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Soft Skills e a Inteligência artificial

As soft skills são características e competências interpessoais que influenciam a capacidade de uma pessoa se relacionar com os outros. Elas abrangem habilidades como comunicação eficaz, liderança, gestão de tempo, trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico, empatia e adaptabilidade, entre outras. No mundo corporativo, as soft skills são cada vez mais valorizadas, pois são fundamentais para promover um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e harmonioso.

Por outro lado, a inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se dedica a criar sistemas que podem realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Isso inclui aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala, visão computacional e outros.

A relação entre soft skills e inteligência artificial é complexa e multifacetada. Por um lado, a IA pode ser usada para desenvolver programas de treinamento personalizados para melhorar as soft skills dos funcionários. Por exemplo, através da análise de dados e do aprendizado de máquina, um programa de IA pode identificar áreas em que um indivíduo precisa melhorar e fornecer conteúdo de treinamento relevante.

Além disso, a IA também está sendo usada para simular e entender as soft skills humanas. Por exemplo, os chatbots estão se tornando cada vez mais avançados e podem simular várias soft skills, como a capacidade de compreender e responder a perguntas complexas, exibir empatia e adaptar-se a diferentes situações. Contudo, é importante lembrar que a IA está longe de poder replicar completamente a complexidade e profundidade das soft skills humanas.

Por outro lado, a ascensão da IA também destaca a importância das soft skills. À medida que a IA assume tarefas mais técnicas e mecânicas, as soft skills tornam-se cada vez mais importantes para os trabalhadores humanos. A habilidade de liderança, criatividade, pensamento crítico, empatia e outras competências interpessoais são habilidades que a IA ainda não consegue replicar completamente. Portanto, ao contrário de habilidades técnicas que podem se tornar obsoletas devido à tecnologia, as soft skills são vistas como à prova de futuro.

Quer entender mais sobre o tema?

Assista a aula do professor Gustavo Rocha nesta seara:

Se não abrir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=OqfTjTo0Hc4

Enfim, a inteligência artificial e as soft skills estão interligadas de maneiras importantes. A IA pode ajudar a desenvolver e entender as soft skills, ao mesmo tempo que a ascensão da IA destaca a importância dessas habilidades para o futuro do trabalho.

Você concorda com isto?

Como tem feito para melhorar suas aptidões frente a tecnologia?

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Soft Skills e a Inteligência artificial. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2023. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/soft-skills-e-a-inteligencia-artificial/ Acesso em: 22 nov. 2024