Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Seu estilo de gestão é mais Tevez ou Kaká?

Não há como olvidar que a copa do mundo está sendo o comentário de todos a todo instante. Mesmo aqueles que normalmente não curtem muito futebol, como é o meu caso, ficam maravilhados com a qualidade de algumas seleções e craques.

 

 

Qual a diferença?

 

Observamos um Kaka está apático, parecia desmotivado, mesmo nós sendo sabedores da sua potencialidade, vimos um profissional sem força – talvez resultado da lesão anterior – mas, sem qualquer condição de estar em campo representando um país como Brasil.

 

Vimos um Dunga calado, com pouca expressão e muito sério. Parecia estar vendo os erros e indignado em não conseguir mudar o rumo do jogo.

 

De outro lado, temos o Tevez que parecia ter uma força de vontade sobrenatural em jogar e vencer. Vimos um jogador habilidoso, mas que tinha um diferencial: Estava com gana de vitória. Queria porque queria batalhar por uma bola, seja no ataque, seja na defesa, não importa. Eu assisti 20 minutos de jogo e vi muito mais vontade do que somente habilidade.

 

Temos um tecnico (Maradona) que é marrento, orgulhoso, mas, que motiva o seu time como ídolo o tempo inteiro.

 

Nas empresas temos os mesmos personagens.

 

Pessoas por vezes habilidosas, mas sem vontade nenhuma. Parece que estar no trabalho é o mesmo que fazer compras, ou seja, um ato corriqueiro.

 

Alguns dirão que falta motivação do líder, mas sejamos sinceros: O líder não faz milagre sozinho.

 

Precisamos e muito de toda equipe para obtermos o sucesso.

 

Por óbvio, quanto mais habilidade temos, mais somos cobrados. Ser mais, significa mais responsabilidade.

 

Contudo, precisamos de pessoas nas empresas que lutem por si e pela empresa. Sim! Por si também!

 

Não basta dizer que veste a camisa da empresa e não veste a sua camisa. Você é em primeiro lugar importante. Depois vem o trabalho a ser desenvolvido em prol da empresa como um todo.

 

Se você não der valor a si mesmo, ninguém dará e você nunca sentirá motivado.

 

Ficará no meio do campo, esperando a bola chegar nos seus pés e querendo fazer milagres.

 

NÃO!

 

Você precisa lutar pela bola, recuperar a jogada no contra-ataque, enfim, não apenas ser diferente, mas fazer a diferença.

 

E você? Como se vê neste contexto? Mais como um Tevez ou como Kaká?

Escrito por Gustavo Rocha, diretor da Consultoria GestaoAdvBr

 

 

Apesar da pergunta do título ser pretensiosa, não quero criar uma celeuma de escalações e qualidade do grupo, quero analisar o Kaká no primeiro jogo do Brasil e o Tevez, no jogo de ontem da Argentina contra Korea.

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Seu estilo de gestão é mais Tevez ou Kaká?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/seu-estilo-de-gestao-e-mais-tevez-ou-kaka/ Acesso em: 15 mai. 2025