Aula de Marketing
Gustavo Rocha *
Compartilho com vocês um texto colhido na internet, desconheço a autoria, mas traduz uma grande reflexão:
“Aula de Marketing
Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado.
E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes jardins.
Um dia, um Executivo de Marketing de uma grande empresa Americana contratou um desses jardineiros.
Chegando a sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade. Claro que o executivo ficou surpreso.
Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone.
O executivo encantado com a educação do garoto, prontamente atendeu ao pedido e muito curioso com a atitude do garoto, não pôde deixar de escutar a conversa.
O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:
– A senhora está precisando de um jardineiro?
– Não. Eu já tenho um – respondeu a senhora.
– Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.
– Isso o meu jardineiro também faz.
– Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço, disse o garoto.
– Mas isso o meu jardineiro também faz.
– Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
– O meu jardineiro também me atende prontamente.
– O meu preço é um dos melhores.
– Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.
Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou:
– Você perdeu um cliente?
– Não, respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita com o meu serviço.”
Em bom português: esta estória nos demonstra uma faceta do Marketing que muitos escritórios esquecem de usar: A satisfação do seu cliente.
Para alguns, o que importa é captar, ter novos mercados, abrir fronteiras e crescer, crescer e crescer. Todavia, uma vez cliente, problema dele! Já conquistei, agora ele que espere, ele que usufrua dos nossos belos serviços! (parece muito casamento por aí e depois não sabem por que existe o divórcio!)
E a relação com o atual cliente?
E o nível de satisfação dele?
E os possíveis negócios que este cliente pode trazer?
Normalmente, o escritório começa pequeno, atende bem e cresce justamente por atender bem seus clientes, que além de fiéis, indicam outros clientes.
Então, este escritório começa a crescer e vê a possibilidade de ampliar seus lucros, sem se preocupar com a qualidade – no sentido estrito, não largo do termo – e deixa de atender com tanta freqüência o seu cliente, começa a selecionar clientes, ou seja, o que antes era bom, agora não serve, estou grande demais para estes clientes…
Ou seja, este escritório acabou de fuzilar o seu diferencial.
Ou cria alternativas de diferencial ou irá diminuir e está fadado ao insucesso.
Você pensa que trata bem o seu cliente?
Monte uma pequena pesquisa e peça para o cliente preencher. Ai terá certeza.
Faça como diz o texto da aula de marketing: Investigue o cliente para ver o seu grau de satisfação. E faça isto com freqüência.
Um cliente satisfeito indica. Um cliente insatisfeito fala mal, indica concorrente e marca negativamente a marca do escritório, que nada mais é que o próprio nome do advogado e/ou dos sócios.
Pense nisto!
* Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico.
Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.
Presta consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia.
Como gestão, atua diretamente com a equipe, maximizando resultados, organizando, planejando e estruturando processos, procedimentos e o próprio escritório.
Com tecnologia, extrai do software que o escritório possuir – ou orçar no mercado um produto conforme as necessidades do escritório – o máximo de rendimento, controle e gerenciamento, tornando o escritório mais ágil, rentável e preparado para o mercado.
Com qualidade, fornece aos escritórios em parceria com a consultoria KR, certificação ISO/9001.
Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora: “Reformas Advindas da Lei 10.931/2004 na busca e apreensão em alienação fiduciária”, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Leia as entrevistas em revistas aqui.
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Atua também como palestrante e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.