Sigilo das informações do Vestibular UFSC 2008?
O sigilo das informações das notas de todos os candidatos ao vestibular de 2008 foi quebrado. Circula pela internet um arquivo contendo todos os dados das notas dos vestibulandos, em cada matéria, em cada discursiva e na redação.
De forma legal, o vazamento desta informação confidencial pode acarretar penalização por parte da Universidade? Talvez não, por ser consequência de um ato individual, personalíssimo. Mas, quem sabe, moralmente a confiança esteja abalada. Ainda mais com a constatação de que TODAS as notas dadas na discursiva do primeiro dia do vestibular foram replicadas na discursiva do segundo dia do vestibular. Ou seja, para quem observou a lista, se você tirou 0,5 na primeira discursiva, certamente tirou 0,5 na segunda discursiva. Contudo, foi esclarecido mais tarde que a replicação das notas tratava-se de um erro de digitação.
A lista foi divulgada pela primeira vez de forma anônima na comunidade do orkut “Vestibular UFSC 2008”. Diversos tópicos foram criados sobre o ocorrido, que virou caso de polícia federal.
Exemplos de tópicos:
Será que tais “deslizes” irão se repetir no Vestibular UFSC 2009? Espera-se que não, afinal, faz parte da intimidade pessoal o desempenho no concurso vestibular. Ademais, a correção de uma prova discursiva deve ser feita, no mínimo, atentando-se para cada questão de forma particular. Isto provavelmente ocorreu, mas ficou o embaraço causado pela lista ter sido espalhada com as discursivas replicadas por erro de digitação.