Os defensores da manutenção do EXAME DE ORDEM da OAB, quase a totalidade dos advogados, dizem que se o exame de ordem fosse extinto, o mercado ficaria repleto de advogados inexperientes e que não tiveram sua competência testada e com isso a sociedade iria sofrer as consequências.
Bem afirmam isso como se a totalidade destes bacharéis fossem incompetentes mesmo…. e que caso fossem aprovados deixariam de ser incompetentes… mesmo que tenham feito uma péssima faculdade, aí isso seria irrelevante… afinal, passaram… né !!!! …
Do outro lado, ficam aqueles que mesmo tendo feito uma ótima faculdade e tenham por um motivo ou outro não sido aprovados no exame, ficam marginalizados até que “provem” que são bons… afinal… os que já passaram falam… é só estudar que passa … como se a aprovação fosse certa…. e que passar numa prova requizesse apenas estudar…. e que inúmeros fatores e detalhes não fossem influência para que uma pessoa seja aprovada ou não….
BEM… É POR ISSO QUE PARA ACABAR QUE ESTA BIRRA ENTRE AQUELES QUE APOIAM O EXAME E AQUELES QUE NÃO APOIAM, LANÇO AQUI UMA ALTERNATIVA QUE IMPEDIRÁ QUE AQUELES “INCOMPETENTES” E “INEXPERIENTES” BACHARÉIS POSSAM SER ACEITOS NO MERCADO CORPORATIVISTA DA OAB.
“COLOQUEM OS BACHARÉIS RECÉM FORMADOS PARA PRATICAREM”
MAS PRATICAREM…???
DE QUE FORMA ???
O QUE MAIS TEM NESTE PAÍS SÃO AUTOS DE PROCESSOS ENTUPINDO AS PRATELEIRAS DOS JUIZADOS E FÓRUNS NO NOSSO PAÍS…
PORQUE NÃO SE APROVA UMA ESPÉCIE DE “RESIDÊNCIA” DE 2 ANOS PARA OS BACHARÉIS, DA MESMA FORMA QUE ACONTECE COM OS RECÉM FORMADOS MÉDICOS ???
OS MESMOS FARIAM SUA “EXPERIMENTAÇÃO” DANDO ANDAMENTO “SUPERVISIONADO”AOS MILHARES DE PROCESSOS PARADOS E QUE TRAVAM O JUDICIAL E CAUSAM A DETURPADA IDÉIA DE QUE A JUSTIÇA É LENTA E ATÉ MESMO NÃO ANDA NO NOSSO PAÍS.
CLARO QUE ESTE TRABALHO TERIA DE SER ACOMPANHADO DE UM ADVOGADO O QUAL SERIA RESPONSÁVEL PELOS TRABALHOS (TIPO 6 ESTAGIÁRIOS PARA CADA ADVOGADO).
É FÁCIL SE RESOLVER AS COISAS… PRINCIPALMENTE AS MAIS POLÊMICAS, BASTA “VONTADE” E ISSO ACHO POUCO PROVÁVEL QUE A O.A.B. VAI TER, AFINAL PARA QUE IRIA DESCER DE SEU PEDESTAL E SE ENVOLVER COM UMA QUESTÃO DE AJUDA AOS BACHARÉIS.
FICA MAIS FÁCIL DEIXAR DO JEITO QUE ESTÁ…… AFINAL É A CARA DA O.A.B.
* Marcelo Eustáquio de Oliveira é Acadêmico do 9º Período de Direito do Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior – IBHES e dirigente sindical da categoria dos aeroviários.