Sociedade

5 análises para transformar o mau humor da crise

* Ingrid Schrijnemaekers

Crise é algo que podemos definir como um tsunami, algo que vem, nada podemos fazer e temos que ver o que sobre depois que ela passa. A verdade é que a crise é mais prolongada, e demora para passar. Esta demora provoca um mau humor generalizado, um pessimismo geral. Durante a crise, ou mesmo durante a guerra as pessoas se alimentam, constroem, e fazem negócios. O dinheiro muda de mãos na crise. Quem tem ganha mais e quem tem menos perde bastante. Não é fácil passar por uma crise fazendo parte da grande maioria. 

Mau humor: O que fazer quando acordamos mau humorados, sabendo que podemos ser demitidos, ou temos que procurar trabalho sendo que cortaram tantas vagas no mercado. Se for um mau humor de origem física precisamos de uma intervenção médica, mas geralmente ela vem desta dificuldade de lidar com o dia a dia difícil. Parece que ao ficar acordado o mundo puxa nossa energia, andamos arrastando os pés, é um esforço monumental ligar para amigos para fazer conexões de trabalho. 

A boa notícia é que podemos nos fortalecer internamente, e com isso gerar a energia necessária para superar as dificuldades da crise e do mau humor. 

A energia do sucesso: No livro a Energia do Sucesso do começo dos anos 2000, faço reflexões com casos reais de meuscoachees. O processo é milenar com base em conhecimentos de uma fraternidade Taoísta. Já pensou sobre que energia precisamos para o sucesso? Por incrível que parece ela vem de dentro, mas como assim? 

Veja 5 análises para ajudar a reverter a energia negativa em positiva, ampliando as possibilidades de sucesso: 

1.      Acreditar: dizem que a fé move montanhas. Vamos experimentar? Feche os olhos, lembre-se de um momento que você acreditou que algo pudesse dar certo, foi em frente e deu certo. Traga a energia deste momento para o presente, pense na crise, o que você precisa fazer para supera-la? Energize-se, supere o mau humor, escute sua voz interior, conecte-se com a energia do passado, defina o que fazer e siga em frente! 

2.      Ser bom: escolha seu caminho, veja que quando você escolhe ajudar pessoas, seu motivo não é egoísta. Quando ajudamos recebemos uma energia especial, você tende a receber ajuda do universo. Isto já aconteceu com você? Agora pense, algum ajuste no seu plano?

3.      Respeitar: todo respeito é pouco. Lembre-se disso sempre, principalmente ao atender seu cliente. O que seu cliente tem a ver com seus problemas? Ele também já tem os dele. Revise sua postura, e cuidado com o desrespeito, muitas vezes um mau humor disfarçado. O desrespeito com negócios.

4.      Ajustar-se: quando estamos realizando nosso plano, muitas vezes por motivos de arrogância ou mau humor as pessoas deixam de dar a devida atenção a seus amigos, pessoas que o apoiaram no começo. Revise se está fazendo algo neste sentido e ajuste-se.

5.      Superar-se: Ao seguir este processo percebemos que a vida requer uma vigilância completa em nossas atitudes, e se mantivermos o foco em 4 passos: acreditar, ser bom, respeitar e ajustar-se fica mais fácil. Afinal são tantas regras para todos os lados, que manter o foco neste caminho simples pode leva-lo longe. Experimente. 

Ao realizar este processo – de maneira sistemática – você perceberá que aos poucos tudo flui. Quando tudo flui a alma se torna mais leve e com isso nosso mau humor tende a desaparecer e esquecemos da crise, pois estamos fazendo algo para nos superar. 

*Ingrid Schrijnemaekers é Gerente Geral do Programa Vahlor (www.vahlor.com) e representante da Youlinked (Pesquisa Valores) em São Paulo. Atuou como Professora de Gestão de Pessoas de MBA da FGV, e Marketing no Mackenzie. É formada em Administração de Empresas com especialização em Marketing pela PUC-SP. É credenciada pela Human Synergistics EUA para trabalhar com duas ferramentas, a primeira pesquisa de Cultura e Clima (OCI e OEI) para projetos de gestão de valores e de mudança, e a segunda pesquisa de estilo de vida (LSI) para avaliar o impacto dos colaboradores na empresa. Trabalhou em projetos no Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos e Canada.

Como citar e referenciar este artigo:
SCHRIJNEMAEKERS, Ingrid. 5 análises para transformar o mau humor da crise. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/5-analises-para-transformar-o-mau-humor-da-crise/ Acesso em: 20 mai. 2024