Senado

Sarney abre homenagens a Jorge Amado

Da Redação





O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em pronunciamento que abriu as homenagens a Jorge Amado, pelo centenário de seu nascimento, destacou, ao longo de mais de uma hora, a figura humana do escritor baiano e fez uma retrospectiva da vida e da obra do homenageado, citando passagens e fatos históricos que vivenciaram juntos.

Sarney ressaltou a militância política de Jorge Amado, quando foi censurado pela ditadura militar e logo após, partiu para a Argentina, onde escreveu, em espanhol, a biografia de Luís Carlos Prestes – “O Cavaleiro da Esperança”.

Sobre a concepção do romance “Capitães de Areia”, em 1937, afirmou que considera Capitães de Areia “do mesmo nível do livro de Charles Dickens, quando trata da infância pobre e miserável de Londres”.

A popularidade das obras de Jorge Amado também foi destacada por Sarney.

– Os personagens dele são identificados nas ruas, nas casas. Mesmo por quem não leu seus livros – observou Sarney.

Jorge Amado é homenageado, nesta segunda-feira (6), pelo Congresso Nacional, em sessão solene que teve início às 11h25.

Mais informações a seguir

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sarney abre homenagens a Jorge Amado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sarney-abre-homenagens-a-jorge-amado/ Acesso em: 16 mar. 2026