Manifesto Do Partido Comunista – Marx
Faz uma análise histórica e aponta a burguesia como a nova classe opressora, sugerindo uma revolução proletária. Contudo Marx ressalta a importância dos burgueses para a derrubada da monarquia.
*burgueses: classe dos capitalistas, detentores dos meios de produção e empregadores do trabalho assalariado.
*proletários: operários assalariados modernos que não possuindo meios de produção vendem a força de trabalho para sua sobrevivência.
No capítulo I:
Marx e Engels descrevem que a história da sociedade até hoje é feita através da luta de classes (entre opressores e oprimidos). No qual, a moderna sociedade burguesa não eliminou os antagonismos entre as classes; apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas lutas em lugar das antigas. Essa classe, porém foi caracterizada por simplificar os antagonismos de classe em apenas duas classes: a burguesia e o proletariado.
-a burguesia com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquista o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno.
-A burguesia desempenhou na história um papel extremamente revolucionário
-No lugar da exploração mascarada por ilusões políticas e religiosas, a burguesia colocou a exploração aberta, despudorada, direta e árida.
-A classe dominante submeteu o campo ao domínio da cidade.
-Os burgueses criam a livre concorrência, com uma constituição política e social apropriada.
Críticas de Marx:
*Modo de produção burguês, onde os proletários são escravizados pela máquina, pelo capataz e, sobretudo pelo singular fabricante em pessoa.
*divisão de classes
*O poder político do Estado nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns a toda sociedade burguesa.
*a burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e população.
Marx também adverte em seu texto que de todas as classes que hoje se opõem a burguesia, apenas o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária. As armas de que se serviu a burguesia para abater o feudalismo voltam-se agora contra a burguesia. Mas a burguesia não apenas forjou as armas que lhe trarão a morte; produziu homens que empunharão essas armas (os proletários). Como o próprio Marx cita o declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.
Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.