O Tribunal de Contas da União participou em 2011 das ações da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro). Neste ano, o TCU coordenou a ação 11, cujo objetivo foi mapear e divulgar as iniciativas de gerenciamento de riscos de corrupção existentes nos órgãos e entidades participantes da Enccla, bem como a ação 15, com o propósito de promover a utilização de modelos de análises de dados públicos que permitam a troca de conhecimento de negócios e a identificação de situações de risco de práticas de atividades ilícitas.
Além disso, o tribunal participou como colaborador da ação 2, com o objetivo de identificar e propor a disponibilização de informações não previstas no Siconv e que sejam necessárias aos órgãos de fiscalização, controle e investigação no cumprimento de suas atribuições.
No período de 22 a 25 de novembro, será realizada a IX Reunião Plenária Anual da Enccla, em Bento Gonçalves (RS), para definição das estratégias a serem adotadas em 2012.
Atualmente, cerca de 60 órgãos e entidades fazem parte da Enccla, tais como ministérios públicos, CGU, CVM, Coaf, Previc, Susep, Banco Central, Agência Brasileira de Inteligência, Advocacia-Geral da União, Federação Brasileira de Bancos, entre outros.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU