O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou ontem a seis personalidades o Grande-Colar do Mérito do TCU. Os agraciados deste ano foram o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, a ministra emérita e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, o ministro emérito e ex-presidente do TCU Humberto Souto, o ex-ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto, o empresário e fundador do Instituto Ricardo Brennand, Ricardo Brennand, e o empresário e presidente da Câmara de Gestão e Planejamento do governo federal, Jorge Gerdau.
A condecoração é concedida anualmente a cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que, por seus méritos excepcionais e relevante contribuição ao controle externo ou ao País, tenham se tornado merecedores de distinção especial. Esta é a nona edição da entrega da comenda, que foi criada em 2003.
O ministro Augusto Nardes fez a saudação aos homenageados e destacou a trajetória de cada um. “Esta Corte busca auxiliar as instituições públicas do País na busca da eficácia, eficiência e efetividade na boa e regular aplicação dos recursos públicos. Os senhores são exemplos vivos dessa eficiência tão buscada para o Brasil. Esperamos continuar contando, de hoje em diante, com a colaboração dos agraciados de agora, membros honorários que se tornam do Tribunal de Contas da União, para que nos auxiliem a melhor servir ao nosso País, em busca de homenagear o interesse público.”
O ex-vice-presidente da República Marco Maciel discursou em nome dos homenageados e ressaltou a importância do TCU para a sociedade desde sua criação e inserção na Constituição Republicana de 1891. “Temos de reverenciar, antes de mais nada, a visão dos constituintes republicanos que, modernizando o País e aprimorando as instituições criadas, anteciparam o nosso futuro e ensejaram, com equilíbrio e sensatez, a consolidação de instituição mais que centenária, que tantos e tão relevantes serviços presta ao País.”
O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, disse se sentir feliz em ter a oportunidade de saudar referências que o inspiraram ao longo da vida. “Na magistratura, a ministra Ellen Gracie; no setor privado e agora no setor público, o doutor Jorge Gerdau; no mundo das artes, o doutor Ricardo Brennand; na economia, o professor Antônio Delfim Netto. Mas minha alegria é completa porque tenho a honra de homenagear o vice-presidente Marco Maciel, que me honrou, quando exercia a Presidência da República, com a nomeação para ministro do TCU, e o ministro Humberto Souto, que me deu posse no mesmo cargo e que foi referência para mim e grande e conselheiro nesta Casa.”
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU
