O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Auditoria Geral da África do Sul assinaram ontem memorandum de entendimentos para promover a troca de conhecimento entre as instituições. O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, atribuiu a importância do acordo à semelhança de desafios dos dois países, como por exemplo a fiscalização das obras para a Copa do Mundo, sediada pela África em 2010. “Temos também muitos outros pontos em comum, como a miscigenação dos dois países e o fato de serem duas grandes democracias que estão em crescimento”, ressaltou.
O acordo inclui a troca de conhecimentos na melhoria da metodologia de auditoria governamental, a cooperação nas esferas de treinamento profissional e a melhoria dos padrões profissionais do pessoal, a troca de informações, tecnologia e documentação sobre as atividades desenvolvidas pelas entidades, além da organização de projetos conjuntos de pesquisas e auditorias em áreas de interesse comum.
O auditor geral da África do Sul, Terence Nombembe, agradeceu a oportunidade de cooperação. “A assinatura desse acordo é muito significativa e estamos muito felizes em fazer isso. É uma oportunidade mútua de aprendizado”, destacou.
Zymler e Nombembe fizeram, durante o evento de assinatura, uma breve explanação de como funcionam as entidades que representam. Benjamin Zymler atribuiu a força do TCU à heterogeneidade do corpo técnico do tribunal, que contempla diferentes visões.
Estiveram presentes à solenidade os ministros Augusto Nardes, Valmir Campelo, Walton Alencar, Raimundo Carreiro, os ministros-substitutos Augusto Sherman e Marcos Bemquerer, o procurador-geral Lucas Rocha Furtado e o procurador Júlio Marcelo de Oliveira
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU