Autoridades do governo apresentaram nesta quinta-feira (13) ao Tribunal de Contas da União (TCU) os estudos para concessão dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília. O tribunal vai analisar o primeiro estágio das concessões, que envolve a viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental da concessão.
O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, destacou que a análise dos estudos vai contribuir para as obras de infraestrutura dos aeroportos para a Copa de 2014 e que o diálogo entre o governo e o tribunal é importante para a transparência dos investimentos. “Nós vamos mobilizar nossas equipes para analisar essa documentação o mais rápido possível. O TCU tem atuado com muita prontidão nessa área de infraestrutura para contribuir de forma construtiva para as obras do governo”, ressaltou.
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, apresentou a previsão de premissas de modelagem, receita tarifária e não tarifária, custos operacionais e investimentos dos projetos de ampliação dos aeroportos. De acordo com Bittencourt, os estudos das concessões garantirão que a execução dos projetos atenda o interesse do governo e do setor público. “A contribuição do tribunal tem melhorado os nossos esforços em capacitar os aeroportos para a Copa”, avaliou.
Estiveram presentes na apresentação dos projetos a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, os ministros do TCU Raimundo Carreiro, José Múcio e Walton Alencar e os ministros-substitutos Augusto Sherman, Marcos Bemquerer e Weder de Oliveira.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU