Últimas Notícias

TCE e MP orientam gestores em Erechim

Foto Noticia

O Tribunal de Contas e o Ministério Público do Rio Grande do Sul realizam amanhã (4) o X Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO) em Erechim, a partir das 9h, no salão de Atos do prédio 6 da Universidade Regional Integrada. No evento, serão debatidos temas como a implantação do processo eletrônico, controle interno e responsabilidades dos gestores públicos, vedações no último ano de mandato, entre outros.


Dividido em 10 edições, o ciclo de debates aconteceu em Porto Alegre (16.09) e em Caxias do Sul (22.09). Os próximos encontros serão realizados em Passo Fundo (05.10), Santo Ângelo (08.11), Frederico Westphalen (09.11), Santana do Livramento (17.11), Santa Maria (18.11) e Pelotas (29.11). O encerramento será no dia 2 de dezembro, em Santa Cruz do Sul.
A Ouvidoria e a Consultoria Técnica do TCE-RS terão quiosques, em cada um dos Encontros, para esclarecer dúvidas e receber denúncias dos participantes e também da comunidade em geral. A iniciativa objetiva estimular o controle social e o exercício da cidadania.
Nos encontros, dirigidos a gestores e servidores públicos, será distribuído o Guia de Orientação para Encerramento de Mandato, disponibilizado em CD. A ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pelas instituições e voltadas à qualificação da gestão pública e prevenção de irregularidades. No ano passado, o TCE-RS orientou 3,1 mil agentes públicos nos Seminários de Gestão Pública, também realizados nos municípios-sede dos Serviços Regionais de Auditoria.

A fim de potencializar os efeitos dos deslocamentos para os ERCO’s, serão realizadas atividades paralelas nas universidades-sede do evento. As primeiras delas ocorrem em Erechim e Passo Fundo, nos dias 04 e 05 de outubro.
O auditor público externo e Supervisor da Supervisão de Auditoria Municipal, Leo Arno Richter, ministra a palestra “O controle das contas públicas e o contador”, às 19h, na Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contabéis da URI, em Erechim.
A Assessoria de Comunicação Social promove a oficina “O papel estratégico da comunicação social no controle externo”, para alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). As jornalistas Priscila Oliveira e Helen Braun abordarão as  estratégias adotadas pelo TCE para ampliar os canais de comunicação  com a sociedade.

 



Fonte: TCE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCE e MP orientam gestores em Erechim. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/tce-e-mp-orientam-gestores-em-erechim/ Acesso em: 17 fev. 2026