Últimas Notícias

Segurança dos usuários preocupa nas obras do BRT

31 de Maio de 2012

A segurança dos usuários do novo sistema de transporte BRT, que está sendo implantado na Capital, preocupou os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em visita realizada às obras na manhã desta quinta-feira (31/5/12). Os parlamentares percorreram quatro pontos onde serão instaladas as estações, e constataram que não estão previstas construções de passarelas ou túneis para o acesso dos passageiros às margens das avenidas por onde o novo transporte vai circular.

De acordo com autor do requerimento para a visita, deputado Délio Malheiros (PV), o projeto da Sudecap descreve que o acesso dos usuários será feito pela própria via, o que provocará a implantação de 25 novos semáforos em todo o trajeto. Para ele, haverá ganho de tempo de mobilidade com o BRT, mas o trânsito das vias laterais, que deveria ser expresso, ficará mais lento. “Os sinais vão parar o trânsito e as pessoas vão correr riscos ao atravessar as avenidas. Este projeto terá que ser revisto”, alertou. Ele questionou, ainda, quem vai adquirir os ônibus que serão utilizado no BRT. “Se for a Prefeitura, é preciso agilizar as licitações. Caso seja a iniciativa privada, temos que conhecer quais são empresas envolvidas”, ponderou. O deputado Duílio de Castro (PMN) também se disse preocupado com a segurança dos usuários e considerou que as obras parecem estar sendo feitas a "toque de caixa".

Trajeto – A visita foi iniciada na Avenida Santos Dumont, na Região Central; passou pela Avenida Antônio Carlos, na descida próxima ao Viaduto São Francisco; conheceu as obras de duplicação da avenida Dom Pedro I, no viaduto da Barragem da Pampulha; e foi concluída na Avenida Cristiano Machado, próximo ao hotel Ouro Minas. Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acompanharam a comissão.

Sudecap garante que projeto é eficaz

O engenheiro responsável pelo trecho da Avenida Antônio Carlos, que liga o complexo da Lagoinha e a Avenida Santa Rosa, próximo ao Aeroporto da Pampulha, Marcelo Aguiar, apresentou o projeto de implantação do BRT, e disse que o que está sendo feito já existe em diversas cidades do mundo. Segundo ele, pesquisas realizadas pela PBH garantem que o novo sistema irá desafogar o trânsito e trará segurança aos usuários. “Entregaremos a obra no final do mês de julho e a mobilidade urbana da Capital vai melhorar para todos”, disse.

A arquiteta coordenadora do trecho que compreende a Avenida Santos Dumont, Denise Alvarenga, também defendeu que os investimentos no BRT trarão benefícios para a população, com a melhoria do trânsito e o conforto no transporte público da Capital. As obras na Região Central, segundo ela, deverão ser entregues em meados de outubro.

Comércio – Na primeira parte da visita, os deputados foram procurados por comerciantes instalados na Avenida Santos Dumont, que denunciaram falta de segurança e prejuízos trazidos pelas obras. Representantes de associações de lojistas afirmaram que muitos já foram assaltados durante a noite, quando a iluminação é precária, e estão indo à falência com a dificuldade de acesso da população ao comércio. Para solucionar o problema, o deputado Délio Malheiros garantiu que vai realizar uma audiência pública com o objetivo de cobrar da PBH uma solução rápida para o problema. “Não podemos permitir que se repita aqui o que foi feito na Savassi. Os comerciantes são contribuintes e precisam ter benefícios que, pelo menos, minimizem o prejuízo, tais como isenção de IPTU e outros impostos”, salientou.

Ao final, o parlamentar disse que a comissão vai continuar fiscalizando as obras do BRT, e que espera uma resposta da PBH para a questão da segurança e da acessibilidade dos usuários ao longo dos trechos que vão receber o novo sistema de transporte.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Segurança dos usuários preocupa nas obras do BRT. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/seguranca-dos-usuarios-preocupa-nas-obras-do-brt/ Acesso em: 07 jul. 2025