Últimas Notícias

Programa ?É da Nossa Conta? será lançado no Colégio Júlio de Castilhos

Foto Noticia

Projeto piloto terminou na quinta-feira com entrega de certificados

O programa piloto ?É da Nossa Conta?, da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), encerrou nesta quinta-feira (13). A iniciativa é voltada aos contínuos e estagiários de Ensino Médio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A ação avaliou a preparação dos instrutores que atenderão as escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de Porto Alegre, no final do mês de outubro, quando o projeto será lançado oficialmente no Colégio Júlio de Castilhos.


O programa procura integrar, de maneira sócio-educativa, os jovens do Tribunal de Contas, rompendo o distanciamento com o poder público. Conforme o diretor da Escola, Sandro Bergue, “com essa iniciativa, o Tribunal pretende educar desde cedo o cidadão do futuro, a fim de ajudá-lo a construir uma sociedade mais justa e democrática”. Para isso, o programa realiza quatro encontros presenciais, nos quais os jovens recebem aulas teóricas e práticas, aliadas a uma simulação de auditoria.  São abordados temas como cidadania, legislação, poderes, democracia, administração, recurso público e instituições.
No penúltimo encontro do programa piloto, os jovens avaliaram os instrutores a fim de auxiliá-los para sua primeira experiência em escolas. Para o contínuo Rafael Baldez, 19 anos, os instrutores do programa estavam preparados e muito abertos a críticas e sugestões e o conhecimento adquirido durante a atividade atendeu às expectativas. “Pudemos compreender que existem entidades públicas sérias que trabalham pelo bom andamento da lei e atendimento à sociedade”, declarou.
Para a estudante de Pedagogia Fátima Rossi, os encontros foram muito importantes não apenas por levar aos contínuos vários conceitos, mas também por representar uma troca de experiência que resultou em grande aprendizado.
Já, para a instrutora Fernanda Nunes, auditora do TCE, o projeto é um grande desafio para o Tribunal. “Na busca de uma aproximação com os jovens, queremos fomentar a conscientização social e, ao mesmo tempo, levar ao conhecimento deles o importante trabalho de fiscalização que cabe ao TCE-RS. Queremos, também, alcançar visibilidade na comunidade escolar e, quem sabe, contar com o apoio dessas crianças e jovens para que levem a Corte até suas casas, seus bairros e cidades”.
O instrutor Carlos Eduardo Fleck destaca que o programa faz parte de uma nova forma do TCE atuar, buscando aproximação com a sociedade de uma forma transparente, democrática e eficiente. 



Fonte: TCE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Programa ?É da Nossa Conta? será lançado no Colégio Júlio de Castilhos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/programa-e-da-nossa-conta-sera-lancado-no-colegio-julio-de-castilhos/ Acesso em: 15 fev. 2026