Últimas Notícias

Escola do Legislativo promoveu debates e fomentou a participação política dos jovens em 2011



A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realizou uma série de atividades em 2011 com o objetivo de aproximar o Parlamento gaúcho da sociedade. Além de eventos já tradicionais, a Escola também realizou o debate sobre Memória, Verdade e Justiça: Marcas das Ditaduras no Cone Sul e atividades alusivas aos 50 anos da Campanha da Legalidade.

 

Jeferson avaliou o trabalho realizado pela Escola do legislativo da ALRS como muito positivo. Ele destacou a importância da realização  de um seminário alusivo aos 20 anos da ditadura militar no Brasil, que reuniu pessoas e entidades que lutam pelos direitos humanos no país. O parlamentar lembrou que a Escola do Legislativo também trabalhou com muita ênfase a comemoração dos 50 anos da Campanha da Legalidade. “Dialogamos com os jovens do Estado do Rio Grande do Sul, tanto com a continuidade e fortalecimento do projeto Deputado por Um Dia como também na elaboração da cartilha de orientação para organização dos grêmios estudantís. Para nós é importantíssimo motivar os jovens para a participação política”, avalia Jeferson.

 

Outra realização da Escola do Legislativo de 2011 foi o convênio firmado com a  Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) que resultou na promoção debates sobre a situação da economia mundial e sobre as migrações. “Fechamos o ano de 2011 com um saldo muito positivo”, sublinhou o parlamentar.  

 

Estrutura

A Escola do Legislativo Romildo Bolzan está estruturada em três coordenadorias; Divisão de Ensino e Qualificação Profissional; Divisão de Pesquisa e Extensão e Divisão de Publicações.

 

A divisão de Ensino e Qualificação Profissional planeja e viabiliza cursos e treinamentos voltados para servidores da Casa e público externo.

 

A divisão de Pesquisa e Extensão articula e desenvolve projetos de pesquisa propostos pela Escola, planeja e realiza seminários, palestras, congressos e outras atividades de extensão. A divisão também é responsável pelos projetos Deputados por Um Dia; formação de Cidadania; Formação de Agentes Políticos e Encontro com Universitários

 

A divisão de Publicações elabora a Revista Estudos Legislativos; Boletim semestral das atividades da Escola; elabora e atualiza folderes, cartilhas e convites dos projetos da Escola do Legislativo; coordena a publicação anual da coleção O Pensamento Político; contata as assessorias de comunicação das instituições parceiras, visando a troca de informações e a divulgação de eventos; apoia os eventos realizados por outras instituições por meio da divulgação dos mesmos; elabora e divulga releases; alimenta o portal da Escola do Legislativo.

Memória, Verdade e Justiça

Nos dias 30 e 31 de março e em 1º de abril, em Porto Alegre, foi realizado o seminário “Memória, Verdade e Justiça: Marcas das Ditaduras do Cone Sul”, que reuniu 520 pessoas nas atividades. No evento, foram discutidos os reflexos das ditaduras do Cone Sul. O seminário marcou o aniversário do Golpe Civil-Militar, lembrado oficialmente em 31 de março, e que decretou um longo período de exceção, encerrado apenas em 1985. A promoção do evento foi uma parceria da Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, das Secretarias Estaduais da Administração e dos Recursos Humanos e da Cultura e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Participaram das mesas-redondas o deputado estadual Raul Pont (PT), o deputado uruguaio Luis Puig, o prefeito da Capital cassado em 1964, Sereno Chaise, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Antenor Ferrari, a integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Suzana Lisbôa, a presidente da Asociación Abuelas de Plaza de Mayo, Estela de Carlotto, o filho de Lilián Celiberti, sequestrado em Porto Alegre em 1978, Camilo Casariego Celiberti, e Edson Teles, sequestrado em 1972.

 

Ditadura e Direitos Humanos

Nos dias 2, 9, 16 e 30 de abril, ocorreu a I Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos. No total, 64 trabalhos foram inscritos e 71 pesquisadores realizaram apresentações. O evento contou com convidados do centro do país e da Espanha e foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, em parceria com a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, por meio do Arquivo Público, e com a UFRGS, por meio do Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Os encontros foram realizadas no Auditório Marcos Justo Tramontini, do Arquivo Público. O seminário resultará em publicação eletrônica organizada juntamente com os parceiros do evento.

 

Deputado Por Um Dia (36ª, 37ª e 38ª edições)
Cerca de 3.678 pessoas de 15 escolas gaúchas participaram das três edições de 2011 do projeto Deputado por Um Dia, criado em 1999. Os municípios de Lagoa Vermelha, Salto do Jacuí, Cachoeira do Sul, Nova Hartz, Bagé, Pelotas, Dom Feliciano, Uruguaiana, Guaporé, Santa Bárbara do Sul, Santa Maria, Novo Xingu, Garibaldi, Porto Alegre e Rio Grande participaram das atividades. Na edição de junho, houve o lançamento do manual Grêmios Estudantis, disponível no portal da Escola do Legislativo (www.al.rs.gov.br/escola). Os grêmios estudantis e sua contribuição para a formação de lideranças foram tema da palestra de abertura, ministrada pelo professor e assessor da Escola do Legislativo, Adelino Raffaelli. O trabalho com os grêmios estudantis como forma de amadurecimento da proposta do Deputado Por Um Dia deverá prosseguir nas próximas edições do projeto.

 

No segundo semestre também ocorreu o lançamento da 5ª edição da revista Estudos Legislativos, contendo artigos sobre a Campanha da Legalidade.

 

Projetos para 2012
A Escola do Legislativo da ALRS projeta para o ano de 2012 os trabalhos para realização de novas edições do Deputado por Um Dia; elaboração de informativos eletrônicos sobre as atividades desenvolvidas; cobertura jornalística das atividades e eventos promovidos; lançamento da revista Estudos Legislativos; além da edição do livro sobre o seminário Memória, Verdade e justiça: Marcas das Ditaduras no Cone Sul. 

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Escola do Legislativo promoveu debates e fomentou a participação política dos jovens em 2011. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/escola-do-legislativo-promoveu-debates-e-fomentou-a-participacao-politica-dos-jovens-em-2011-2/ Acesso em: 01 jul. 2025