Últimas Notícias

Definido programa do ciclo de debates violência no trânsito

31 de Maio de 2012

Em reunião que se estendeu até a noite desta quinta-feira (31/5/12), representantes de entidades e técnicos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais definiram a estrutura da programação do Ciclo de Debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito. Na reunião, da qual participou a vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, deputada Maria Tereza Lara (PT), ficou pendente apenas a definição dos nomes de palestrantes, o que será feito na próxima reunião preparatória. O ciclo de debates acontece no dia 5 de julho no Plenário da ALMG e servirá como fechamento de uma série de oito encontros regionais que vêm sendo feitos em várias regiões do Estado.

Até agora, houve um encontro regional, em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Além dele e do de Belo Horizonte, estão programados outros sete eventos em: Governador Valadares (Rio Doce), no dia 5/6; Poços de Caldas (Sul), em 13/6; Montes Claros (Norte), em 15/6; Uberlândia (Triângulo), em 22/6; Juiz de Fora (Mata), em 25/6; Ibiá (Alto Paranaíba), em 26/6; e Divinópolis (Centro-Oeste), em 28/6.

O ciclo de debates é fruto de parceria da ALMG com mais de 50 entidades que lidam com a questão do trânsito e conta com cinco comissões permanentes da Casa estão engajadas em sua realização: Segurança Pública, Saúde, Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Ciência e Tecnologia e Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

Veja a programação definida para o encontro no Plenário da Assembleia:

8 horas – Credenciamento

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra magna: A realidade brasileira da violência no trânsito

10h15 – Painel: 50% menos mortes no trânsito: uma proposta para a década no mundo, no Brasil e em MG

11h30 – Debates

12 horas – Intervalo

14 horas – Painel: o atendimento das vítimas de acidentes de trânsito

15h30 – Debates

16 horas – Mesa Redonda: sociedade e governos na busca da redução dos acidentes de trânsito

17h30 – Debates

18 horas – Encerramento

Objetivos – Os objetivos do ciclo de debates são: difundir a realidade da violência no trânsito no Estado; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular os agentes públicos do Estado para a adoção de medidas visando a redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Definido programa do ciclo de debates violência no trânsito. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/definido-programa-do-ciclo-de-debates-violencia-no-transito-2/ Acesso em: 06 jul. 2025