Últimas Notícias

Comissão vai pedir apoio do MEC para ensino em Bicas

04 de Junho de 2012

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deve enviar apelo ao Ministério da Educação com o objetivo de pedir a celebração de convênio para que haja uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em São Joaquim de Bicas. Além disso, a comissão vai solicitar que a cidade seja incluída na quarta fase do plano de expansão do ensino profissionalizante do Governo Federal, para que seja construído um campus. O requerimento foi apresentado pelos deputados durante audiência no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (4/6/12), e deve ser votado na próxima reunião.

A audiência foi solicitada pelo deputado Bosco (PTdoB) para discutir a possibilidade de implantação de um campus do IFMG na cidade. Entretanto, o pró-reitor de Extensão do IFMG, professor Lucas Carlúcio Magalhães, informou que a reivindicação dos moradores ainda não pode ser atendida porque Bicas não foi incluída na terceira fase de expansão do Governo Federal, que pretende implantar 208 unidades em todo o País até 2014.

De acordo com Lucas Magalhães, só em Minas Gerais, existem doze campi do IFMG implantados ou em implantação, e o mais próximo de Bicas é o campus de Betim. O professor afirmou que é importante que as lideranças locais se unam para sensibilizar o Ministério da Educação para que ele estude a possibilidade de implementar um campus no município numa próxima fase. Ele citou o caso de Ouro Branco (Região Central), que celebrou convênio com o IFMG em 2001 e conseguiu o campus em 2010.

Lideranças destacam importância do ensino profissionalizante para a qualificação

Para o prefeito de São Joaquim de Bicas, João Bosco Batista dos Reis, a instalação de um campus do IFMG melhoraria a qualificação de seus moradores e do entorno. Segundo o chefe do Executivo municipal, a cidade tem, atualmente, cerca de 27 mil habitantes.

O presidente do Instituto de Apoio Popular Phoenix, Nilton Moraes, disse que o município recebe muitos investimentos, como os da mineração, e que as empresas buscam mão-de-obra qualificada, que ainda não é formada em Bicas. Ele destacou que, além de ensino técnico, o IFMG poderia oferecer ensino superior e pós-graduação. Conforme disse o prefeito municipal, atualmente, as faculdades mais próximas se localizam em Betim, Brumadinho e Juatuba.

Apoio – O assessor da subsecretaria de Ensino Superior do Estado, professor Carlos Alexandrino dos Santos, concordou que faltam vagas para os ensinos técnico e superior no município e que essa realidade deve ser modificada para que Bicas não se transforme em uma “cidade-dormitório”.

De acordo com o professor Carlos Alexandrino, a secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai apoiar a instalação de um campus do IFMG no município, discutindo a reivindicação dos moradores de Bicas.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) afirmou que o município tem papel estratégico para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, já que compõe o Vetor Oeste da RMBH, onde estão indústrias automobilísticas e de autopeças, entre outras. Por isso, o parlamentar considerou que o pedido de São Joaquim de Bicas é coerente com esse contexto, “pois a formação profissionalizante passa a ter papel de destaque para esses trabalhos”, justificou.

A deputada Maria Tereza Lara (PT) também manifestou apoio à reivindicação dos moradores.

Veja o resultado da reunião
 

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão vai pedir apoio do MEC para ensino em Bicas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/comissao-vai-pedir-apoio-do-mec-para-ensino-em-bicas/ Acesso em: 06 jul. 2025