30 de Maio de 2012
A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (30/5/12), requerimento para a realização de visita à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O objetivo dos parlamentares da comissão é discutir com o presidente da concessionária, Djalma Bastos de Morais, as relações de trabalho dos empregados de sua subsidiária, a Cemig Serviços (Cemig S). A proposição, de autoria do deputado Rogério Correia (PT), é desdobramento de audiência pública, realizada na última terça-feira, que debateu o tema.
Durante a reunião, funcionários e representantes do Ministério Público do Trabalho apontaram diversas irregularidades trabalhistas. Para os empregados da concessionária, a mais grave delas é o tratamento desigual dispensado aos trabalhadores da Cemig S, constituída há cerca de um ano para efetuar a leitura de consumo e a entrega das contas de energia para os usuários. De acordo com os relatos, esses empregados têm salário inferior à media paga, não recebem vale-transporte e não têm direito a plano de saúde.
Com a finalidade de dar prosseguimento a essa discussão, a comissão aprovou outros dois requerimentos. Um deles, do deputado Duarte Bechir (PSD), solicita à Cemig S que envie à comissão toda a documentação referente ao seu processo seletivo e aos procedimentos de adesão ao plano de saúde. O segundo, de autoria do deputado Rogério Correia, pede o encaminhamento das notas taquigráficas da audiência ao governador e ao presidente da concessionária.
Fonte: AL/MG