O I Ciclo de Palestras Qualidade de Vida no Trabalho foi encerrado, na quinta-feira (17), com um assunto pertinente à população em geral. A “Administração de Finanças Pessoais: Consumo, Crédito e Endividamento” foi abordada sob diversas óticas. Os palestrantes foram as Juízas de Direito Dra. Clarissa Costa de Lima e Dra. Karen Rick D. Bertoncello, a Doutora em Psicologia Inês Hennigen e o Economista da Fundação de Economia e Estatística Dr. Alfredo Meneghetti.
Dra. Inês abriu a palestra fazendo uma exposição dos principais fatores que levam o indivíduo a consumir, como publicidade e abundância de ofertas de crédito, entre outros. Falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que se endividam. A Psicóloga frisou a importância de se pensar se realmente o produto desejado é de real necessidade e se vale a pena adquiri-lo, uma vez que poderá comprometer o orçamento.
As Juízas Dra. Clarissa e Dra. Karen explicaram como funciona o Projeto de Tratamento do Superendividamento, que é pioneiro no Brasil como projeto de conciliação de dívidas para indivíduos superendividados. Elas apresentaram, ainda, casos exitosos de devedores e credores beneficiados com a iniciativa.
O Economista Dr. Alfredo Meneghetti ministrou a última palestra, abordando os principais motivos pelos quais ocorre o superendividamento. Segundo ele, a população tem cada vez mais cartões de crédito, o que pode contribuir para um abuso na utilização de crédito. “O comportamento irracional no consumo induz ao erro. Um funcionário endividado tende a produzir menos. Por isso, aproximar empresa e colaborador nesta questão é muito importante”, afirmou. Para ele, se houvesse mais atuação do Governo, empresas e universidades para tratar dessa questão haveria mais qualidade de vida.
A Procuradora-Geral para Assuntos Administrativos, Dra. Roselaine Rockenbach, finalizou o evento, lembrando que projetos como o “Tratamento do Superendividamento” são capazes de “modificar o mundo”. Agradeceu ainda a presença dos palestrantes e dos Procuradores do Estado e Servidores presentes no evento. Fez uma menção especial em agradecimento às Servidoras que atuaram, com ela, na organização do Ciclo.
O movimento “Qualidade de Vida no Trabalho” é coordenado pela Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Dra. Roselaine Rockenbach, e pela Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (Pidap).
Fonte: PGE/RS
