O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, participou, nesta quinta-feira, 15, da cerimônia de entrega do VIII Prêmio Innovare, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Ao todo, foram entregues seis prêmios e onze homenagens às boas práticas da Justiça brasileira.
Para Wedy, os juízes federais brasileiros contribuíram e muito para aumentar a qualidade do serviço oferecido pelo Poder Judiciário, ao inserir em seus projetos, importantes inovações para levar uma justiça mais rápida, barata e com inclusão social para a população.
![]()
A juíza federal Salise Monteiro Sanchonete, recebeu o primeiro prêmio, por seu trabalho com a inclusão de portadores de deficiência visual para atuarem profissionalmente nas Varas Federais do Rio Grande do Sul.
“A participação da Ajufe no Prêmio Innovare tem sido muito produtiva e gratificante para nós. O Innovare é responsável por práticas que levam uma Justiça mais rápida, barata e acessível para a população e, no aspecto criminal, tem colaborado com práticas que visam a abolir a impunidade e corrupção no país. É isso que o cidadão necessita. E é isso que nós buscamos nos debates, sugestões para políticas públicas positivas de distribuição de justiça. É uma grande satisfação, para a Ajufe, participar ativamente do Prêmio Innovare, nesta 8ª edição. Seu objetivo maior é justamente levar uma justiça de qualidade à população, que é o cliente mais importante da Justiça brasileira”, disse Gabriel Wedy.
![]()
Com os temas Justiça e Inclusão Social e na categoria Prêmio Especial, Combate ao Crime Organizado, concorreram nesta edição 105 práticas na categoria “Juiz individual”, 100 em “Advocacia”, 74 em “Ministério Público”, 40 em “Defensoria Pública”, 25 em “Tribunal” e 27 no “Prêmio especial”. Ao todo foram 371 inscrições válidas.
A cerimônia foi presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. Também participaram do evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; os ministros Ary Pargendler, Cesar Asfor Rocha, Sidney Benetti, Gilson Dipp, Fátima Nancy Andrigui (STJ), Luiz Fux, Gilmar Mendes, Carmem Lúcia, Dias Toffolli (STF), Roberto Irineu Marinho (Presidente das Organizações Globo), ministro-chefe da AGU, Luis Inácio Lucena Adams e Márcio Thomaz Bastos (Presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare), Ophir Cavalcante (Presidente do Conselho Federal da OAB), Juiza Federal, Conselheira do CNMP, Thais Schilling Ferraz, além de parlamentares e autoridades.
![]()
O prêmio é realizado por Instituto Innovare; Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça; Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Associação dos Magistrados Brasileiros; Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; Associação Nacional dos Defensores Públicos; Ordem dos Advogados do Brasil; e Associação Nacional dos Procuradores da República; com apoio das Organizações Globo.
O Prêmio Innovare foi criado para dar publicidade, valorizar e incentivar práticas realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo o Brasil, que tenham contribuído para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e para modernizar a Justiça brasileira.
Assessoria de Imprensa da Ajufe | Zinda Perrú
Fonte: AJUFE
