O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, visitará o TRT/RJ na próxima sexta-feira, dia 22 de julho. Durante sua agenda de compromissos na 1ª Região, o ministro Dalazen aproveitará para debater com a administração do tribunal fluminense o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O presidente do TST já afirmou que a Justiça do Trabalho está ?visceralmente comprometida e plenamente mobilizada? para a adoção em grande escala do PJe.
Atualmente, TST, CSJT e Regionais promovem um mutirão para adaptar o Processo Judicial Eletrônico às funcionalidades do processo trabalhista na fase de conhecimento. ?O cronograma elaborado prevê a implantação do PJe na fase de conhecimento em primeiro grau, em Vara do Trabalho piloto, impreterivelmente até o dia 5 de dezembro de 2011?, afirmou recentemente o ministro.
Dalazen apontou também desafios que certamente terão de ser enfrentados, entre eles a necessidade de readaptação de servidores diante da extinção de atividades típicas do processo tradicional e a conscientização e a capacitação dos usuários externos ? advogados e procuradores, principalmente ? para o aproveitamento pleno da nova ferramenta.
(Com informações do TRT/RJ)
Fonte: TST
