A qualificação dos magistrados ganha mais uma ferramenta moderna e dinâmica: o blog. A palavra estrangeira, largamente disseminada no mundo virtual, é uma forma curta de weblog ou diário da web. Grandes empresas ou instituições que divulgam suas atividades, personalidades da mídia que expõem sua agenda e seus eventos e mesmo pessoas simples que querem apenas compartilhar suas ideias e valores utilizam essa ferramenta.
Como instrumento de comunicação, o blog é muito versátil, compondo-se de pequenos comentários ou notícias, em ordem cronológica, que vão se sucedendo e formando uma espécie de diário ao longo do tempo. Ele pode integrar vídeos, fotografias, áudios, arquivos em texto, slides e outros vários formatos de documentos. Também pode relacionar outros links para sites diferentes que tratam de temas de interesse, compor um acervo para pesquisa e mesmo abrir espaço para comentários dos usuários.
Na formação profissional, o blog tem muitas potencialidades.
Para a Enamat, o blog constitui um instrumento de comunicação ágil e direto com os magistrados, veiculando as principais notícias e informações selecionadas sobre cursos e ações formativas da Escola Nacional, das Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de outras instituições conveniadas. Com isso, e em primeiro lugar, os juízes do trabalho de todo o país, com base em qualquer computador conectado à rede mundial, e a qualquer tempo, podem ter acesso a todas as informações essenciais para a sua qualificação profissional.
Segundo o Diretor da Escola Nacional, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a Enamat ?está dando um passo histórico na comunicação direta com o magistrado do trabalho no âmbito da formação profissional, com uma ferramenta moderna, dinâmica e integrada à realidade profissional?. Ter um canal para levar as notícias e informações ao juiz, complementa o Diretor, ?onde quer que ele esteja e a qualquer tempo, sempre atualizadas e selecionadas, é uma tarefa que prestigia o magistrado e valoriza sua qualificação para melhor prestar a jurisdição em favor do cidadão?.
Além disso, o blog também permitirá fazer chegar aos magistrados debates, aulas e material didático selecionado, para que ele possa acompanhar os principais temas em foco nas atividades de formação e promover estudos e reflexões de acordo com o seu interesse pessoal. Esse material didático, reformatado e preparado para a disponibilização no ambiente do blog, permite rápido acesso às principais informações. A Enamat possui vasto acervo de todas as atividades promovidas desde sua fundação, em setembro de 2006, com registro em áudio, vídeo e arquivos de conteúdo variado. Além do registro de aulas práticas, com simulações e laboratórios sobre as situações do cotidiano do juiz do trabalho nas varas e tribunais, tais como procedimentos de conciliação e interrogatório, a Escola possui o registro integral de dezenas de conferências, palestras, painéis e outras atividades, muitas conduzidas por renomados intelectuais e especialistas nacionais e estrangeiros, e o blog é o espaço ideal para que o magistrado se conecte diretamente a todo esse universo de aprendizado.
O blog da Enamat será inicialmente de acesso restrito aos magistrados do trabalho, conforme cadastro pessoal com base no site da Escola (www.enamat.gov.br), uma vez que disponibilizará informações específicas para a sua qualificação profissional. Conforme a necessidade dos usuários e as disponibilidades técnicas, o blog irá incorporar outras funcionalidades para tornar mais rica e interessante a experiência de interação virtual.
O lançamento oficial ocorrerá em breve, e coincide com o momento em que a Escola Nacional traz para o debate com os juízes a Teoria Geral do Processo Eletrônico. Nos dias 19 e 20 de setembro, a Enamat realizará curso para tratar desse tema, tratando das implicações do processo eletrônico e da tecnologia em si no mundo do direito e do trabalho, no contexto da sociedade da informação, o que também envolve as ferramentas de qualificação do juiz.
(Com informações da ENAMAT)
Fonte: TST