TSE

Ministro Dias Toffoli tomará posse no TSE na próxima quinta-feira (17)



Está marcada para a próxima quinta-feira (17) a posse do novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, às 18h30 no Gabinete da Presidência.

Ele foi eleito no dia 3 de dezembro pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar a cadeira que ficou disponível com a posse da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha como membro efetivo da Corte em consequência da renúncia do ministro Joaquim Barbosa em novembro.

O ministro Dias Toffoli tomou posse no STF no dia 15 de setembro por indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele representará, em caso de ausência, um dos três ministros do Supremo que integram TSE.

Currículo

Nascido em Marília (SP), o ministro Dias Toffoli tem 41 anos e se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990. Fez especialização em Direito Eleitoral e lecionou por dez anos a disciplina de Direito Constitucional e de Família.

Ele assumiu a Advocacia-Geral da União (AGU) no dia 12 de março de 2007, após ter atuado na subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005.


CM/


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro Dias Toffoli tomará posse no TSE na próxima quinta-feira (17). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/ministro-dias-toffoli-tomara-posse-no-tse-na-proxima-quinta-feira-17/ Acesso em: 08 mar. 2026