TSE

Encerrada a votação do Plebiscito no Pará ? acompanhe a totalização dos votos

11 de dezembro de 2011 – 18h15

Urna eletrônica do TSE.Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

Assista matéria em vídeo

Terminou às 18h deste domingo, no horário de Brasília, o Plebiscito no Pará sobre o desmembramento do Estado para criação de Carajás e Tapajós. Pelo fuso horário brasileiro, o Pará tem uma hora a menos que Brasília devido a não utilização do horário de verão.

Começa agora a etapa de transmissão dos dados para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará para a totalização. As localidades de difícil acesso contam com 277 pontos de transmissão via satélite.

A totalização dos votos pode ser acompanhada on line, pelo sistema divulga da Justiça Eleitoral. Esta é a terceira consulta popular após a promulgação da Constituição Federal de 1988. O Pará tem 4.848.495 eleitores.

Neste plebiscito, trabalharam 51.599 pessoas, sendo 42.843 mesários. Foram preparadas 18.083 urnas eletrônicas, incluindo as reservas, e apenas 25 foram substituídas nas 14.281 seções eleitorais, o que representa um percentual de 0,17%. Em todo o Estado, 42.790 eleitores do município de Capanema foram reconhecidos por meio das digitais, utilizando o processo de biometria.

Este plebiscito custou cerca de R$ 19 milhões, entre despesas de transporte de urnas, auxílio alimentação dos mesários, locação de veículos e vigilância, além do auxílio das Forças Federais à manutenção da lei e da ordem.

BB/LF

Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Encerrada a votação do Plebiscito no Pará ? acompanhe a totalização dos votos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/encerrada-a-votacao-do-plebiscito-no-para-acompanhe-a-totalizacao-dos-votos/ Acesso em: 11 mar. 2026