TRF5

Prêmio Innovare seleciona dois projetos da Justiça Federal na Paraíba

Pela primeira vez na história da Justiça Federal paraibana, dois projetos da Seção Judiciária no Estado foram classificados na 1ª fase e selecionados para a etapa final do Prêmio Innovare. Trata-se do Leilão Eficaz e do Empório Judicial, duas iniciativas inéditas da 10ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande, Privativa das Execuções Fiscais e Processos de Natureza Tributária.

Os dois projetos foram inscritos na Categoria Juiz Individual, que contempla práticas individuais de magistrados dentro dos objetivos do prêmio. Segundo o regulamento do Innovare, a escolha tem como base os critérios de eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. Justiça rápida e eficaz foi o tema escolhido pela comissão organizadora do evento para o ano de 2009.

Consultoria especializada – Em decorrência da classificação para a etapa final do prêmio, o Leilão Eficaz e o Empório Judicial serão avaliados, a partir desta segunda-feira (28), por consultores especializados que se deslocarão especialmente para a cidade de Campina Grande, a fim de conhecer melhor os projetos lançados pela 10ª Vara Federal, com vistas ao julgamento final por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial que integram a comissão julgadora.

A premiação deverá ocorrer até o final do ano, destacando práticas que se revertem em benefício direto da população. Segundo o diretor de Secretaria da 10ª Vara, Marconi Araújo, a principal inovação do Leilão Eficaz é a realização dos leilões judiciais por meio de videoconferência, unificando o evento em todas as varas federais no Estado. Já o Empório Judicial possibilita a venda direta online, ou seja, a aquisição de bens pela internet, por 50% do valor da avaliação.

O Prêmio Innovare é um instrumento para destacar e difundir práticas bem sucedidas da Justiça brasileira que estejam contribuindo para sua modernização, rapidez e eficiência. É uma realização do Instituto Innovare, com o apoio do Ministério da Justiça, das Associações Nacionais do Ministério Público, Defensores Públicos, Juízes Federais do Brasil, Procuradores da República e OAB, além das Organizações Globo.

Instalado no estado do Espírito Santo, o Instituto Innovare é uma organização da sociedade civil de interesse público. O prêmio abrange ainda as Categorias Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia e contempla, anualmente, práticas em todo território brasileiro, em qualquer instância, reconhecidas institucionalmente ou não.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Prêmio Innovare seleciona dois projetos da Justiça Federal na Paraíba. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/premio-innovare-seleciona-dois-projetos-da-justica-federal-na-paraiba/ Acesso em: 25 ago. 2025