TRF5

JFAL implanta Processo Judicial eletrônico

A possibilidade de um advogado ou procurador iniciar um processo em seu próprio escritório, protocolando petições, recebendo intimações de simples despachos até decisões e sentenças, ficou mais perto de ser concretizada pelo lançamento do Processo Judicial eletrônico (Pje) em Alagoas, na última sexta-feira (16).

O presidente do TRF5, desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, ressaltou a agilidade e a transparência como principais vantagens do novo sistema. “O Pje é uma das ações mais salutares na busca da tão almejada celeridade” declarou o desembargador.

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, Paulo Cordeiro, destacou que o sistema é uma grande vitória, capaz de dar agilidade às demandas do Direito. Cordeiro frisou ainda a segurança que o PJe traz e lembrou o número de processos em papel que foram perdidos com as enchentes nos Estados de Alagoas e Pernambuco. “Agora, o único papel da Justiça será julgar”, afirmou o diretor.

Nessa primeira etapa, apenas as ações cíveis poderão ser processadas por meio virtual. Não haverá mudança na tramitação das ações criminais e execuções fiscais, que continuarão correndo da forma tradicional, até a sua conclusão.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. JFAL implanta Processo Judicial eletrônico. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/jfal-implanta-processo-judicial-eletronico/ Acesso em: 05 dez. 2025