TRF5

Homem denunciado por desvio de medicamentos permanecerá preso

Acusado de desviar medicamentos do Sistema Único de Saúde(SUS) para comercializar no setor privado, Wellerson Kleber da Silva, 34 anos, permanecerá preso no Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna(Cotel). A denúncia partiu do Ministério Público Federal (MPF). Nesta terça-feira (19), a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou habeas corpus em favor do acusado, que foi preso em flagrante no dia de 29 de abril de 2010.

A Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MPF, investigava, desde 2005, uma suposta quadrilha de receptadores de medicamentos subtraídos de hospitais públicos de várias regiões do país, para fins de comercialização ilegal. A “Operação Desvio” constatou que a organização criminosa atuava nas cidades de Recife (PE), Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE), Serra (SC), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).

Na casa de alguns dos investigados foram apreendidos, com autorização judicial, seringas e medicamentos, dentre eles Ciprofloxacina, Lipitor, Solumedrol, Imunoglobulina Humana, Olanpazina, Rebif, Avonex, Pramidexol e Sandostatin. Os medicamentos teriam sido comprados com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na mesma peça acusatória em que Wellerson da Silva foi denunciado estão incluídos Jair da Silva Pereira, 49, Fábio de Melo Correia, 43, Luciana dos Santos Correia, 41, e Marcos Antonio Revorêdo, 51, comerciante. O MPF denunciou ao todo nesta operação mais de 51 pessoas por envolvimento na atividade criminosa. Foram condenadas até o momento cinco pessoas, em penas que variam de 5 anos e 6 meses a 14 anos e 2 meses de reclusão.

HC 4106 (PE)

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Homem denunciado por desvio de medicamentos permanecerá preso. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/homem-denunciado-por-desvio-de-medicamentos-permanecera-preso/ Acesso em: 07 dez. 2025