O desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas lançou uma obra eletrônica que analisa a atuação do Poder Judiciário durante a ditadura militar no Brasil, relatando fatos entre os anos de 1964 e 1985. O ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é também professor da PUC do Paraná e produziu o livro em conjunto com as alunas Ivy Morais e Thanmara Amaral.
O livro eletrônico ?O Poder Judiciário no período do regime militar? é fruto de uma pesquisa científica e conta com o depoimento pessoal do autor, como estudante de Direito, e suas experiências na passagem pela Polícia Federal, como promotor de Justiça e juiz federal. Conta também com a pesquisas das alunas, decisões judiciais, comentários a músicas e filmes da época, notícias de jornais e cinco entrevistas com pessoas que trabalhavam na área jurídica naquele espaço de tempo.
O acesso é gratuito. Segundo Freitas, o objetivo é difundir o trabalho da forma mais ampla possível. Para o magistrado, o interesse pelo assunto vai além da área jurídica, alcançando também a Sociologia, Ciências Políticas e História.
Para acessar o livro eletrônico, é preciso ter o programa Adobe digital edition que pode ser instalado através do link http://www.adobe.com/products/digitaleditions/ ou diretamente no iPad pelo link https://simplissimo.box.com/s/aa1345323dc3452b0189.