O terceiro programa da série retrospectiva 2009 vai mostrar a mudança de regras que beneficia, mesmo que indiretamente, todos os brasileiros. Por decisão da Justiça Federal, os estrangeiros que visitam o país, agora, só atravessam a fronteira depois de pagar as multas de trânsito. Analice Bolzan revela que apenas as dívidas acumuladas por argentinos, paraguaios e uruguaios passam de R$ 30 milhões. As infrações acontecem, principalmente, no verão e, até 2008, muitos iam embora sem acertar a conta.
Só quem já foi humilhado pela cor da pele ou pelo tipo de cabelo sabe exatamente o que é discriminação racial. Apesar dos avanços na legislação brasileira, que hoje considera a prática um crime inafiançável, é impossível negar sua existência. Direto do Rio de Janeiro, Viviane Rosa mostra que o mais novo desafio é o combate à forma indireta e velada desse crime, um desafio que depende da conscientização de toda a sociedade e que passa, necessariamente, pela educação.
O programa também explica porque, na escola, o respeito à lei da acessibilidade significa mais que assegurar os direitos do estudante com deficiência. É um passo importante para mudar histórias de preconceito e discriminação. No Recife, alunos de uma faculdade particular só passaram a contar com um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, depois que uma estudante procurou a Justiça Federal. Juliano Domingues ouviu as personagens dessa luta por inclusão e mostra o que melhorou no dia a dia de quem frequenta a instituição.
A relação entre tatuagem e carreira também vai ser debatida. Seja por uma questão de identidade ou rebeldia, quem decide fazer os desenhos no corpo ainda corre o risco de enfrentar problemas no campo profissional. Mesmo aqueles que buscam a segurança do serviço público encontram resistências. Alessandra de Castro conta o caso de um brasileiro desclassificado em um concurso por conta das tatuagens. Um caso de discriminação que só foi resolvido nos tribunais.
Fonte: Imprensa CJF
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira – 21h30min (inédito)
Sábado – 18h / Segunda-feira – 13h30min (reprises)
Na TVE/RS
Segunda – 7h30min
Na Rede TV Cultura
Sábado ? 7h30min
Na TV Brasil
Sábado ? 8h30min
