Na última semana, a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef) da 4ª Região realizou, em Porto Alegre, a segunda etapa do Curso Básico de Ergonomia, que objetiva capacitar um servidor de cada vara de juizado federal do RS para atuar como multiplicador na área. O treinamento ainda será realizado em Curitiba e Florianópolis.
Entre os dias 9 e 10 de novembro, os servidores indicados pelas Subseções Judiciárias do RS para o treinamento se reuniram no auditório do tribunal, na capital gaúcha. A segunda etapa do curso teve como tema ?O leiaute e a otimização dos sistemas?. A abertura do encontro contou com a presença do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador regional dos juizados, e do juiz federal Marcelo De Nardi, diretor do Foro da JFRS.
Servidor será referência em ergonomia
Nessa segunda etapa, o instrutor do curso, o supervisor da Seção de Ergonomia e Gestão Ambiental do TRF4, Luís Olavo Melo Chaves, falou sobre o sistema produtivo de um JEF, seu leiaute típico, como buscar a redução do sofrimento ou dor durante a jornada de trabalho e as alterações possíveis e necessárias. Ele ressalta que a ideia do treinamento é fornecer noções básicas para que os servidores possam resolver problemas locais sem precisar entrar em contato com o tribunal. ?Grandes problemas de ergonomia têm soluções bastante simples?, destacou.
Chaves comemorou o resultado positivo do curso, destacando os relatos trazidos pelos participantes que puderam, após as noções adquiridas em junho, durante a primeira etapa (que teve como foco o posto de trabalho), aplicar na prática os conhecimentos de ergonomia, fazendo intervenções locais para buscar uma melhora nas condições de trabalho nos juizados.
O curso básico de ergonomia faz parte do projeto ?Melhoria das Condições de Trabalho nos JEFs e Turmas Recursais?, integrante do Planejamento Estratégico dos juizados. Esse projeto busca atacar a sobrecarga de trabalho nos juizados federais e promover medidas que objetivem a preservação da saúde, a qualidade de vida e a desejável produtividade de servidores e magistrados.
Para servidores das subseções do Paraná, a segunda etapa do curso será realizada entre os dias 23 e 24 de novembro, em Curitiba e, para os JEFs de Santa Catarina, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis.