O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, recebeu hoje (16/12) à tarde, na Sala de Reuniões do Gabinete da Presidência, a visita de uma comitiva com representantes de Canoas, Esteio, Sapucaia e Nova Santa Rita.
O grupo veio pedir a instalação de uma terceira vara federal no município de Canoas (RS), que atende as outras três cidades também. Conforme a conselheira da OAB de Canoas, Carmelina Mazardo, atualmente estão em movimento na Justiça Federal do município mais de 20 mil processos, uma demanda que aumenta constantemente. Ela entregou um documento com o pedido oficial assinado pelos prefeitos e outras autoridades.
Darós explicou que o Conselho da Justiça Federal está em fase de estudos técnicos para a escolha dos locais de instalação das novas varas. Entretanto, disse que Canoas está entre as prioridades do tribunal, que dará preferência às jurisdições de maior demanda judicial.
Acompanharam a comitiva o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita, Francisco Brandão Seger e José Adalmir Rosalez, respectivamente, a presidente da OAB-Canoas, Neusa Bastos, o vice-presidente da OAB de Esteio, Hegídio Dassi, e o assessor do deputado Paulo Paim, Thiago Tobias.
Representantes dos quatro municípios explicaram
a situação da região