Os visitantes foram recebidos pela Comissão de Fiscalização da obra, que fez uma apresentação sobre o andamento das atividades da construção. A equipe de operários, hoje composta por 660 funcionários, está trabalhando na 5.ª laje do bloco A e na 1.ª laje do piso do primeiro pavimento do bloco C ? previsto para ser finalizado em novembro. Os engenheiros responsáveis também já iniciaram a etapa de movimentação de terra para que o ritmo da construção não seja afetado com a chegada do período das chuvas. A previsão é de que no início de 2013 os blocos A e D estejam prontos.
O presidente Mário César Ribeiro destacou que o projeto está se desenvolvendo em ritmo bom, o que se deve também à atuação da equipe da Comissão de Fiscalização, que possui experiência em obras desse porte, como a da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ?Até hoje está tudo correndo dentro do planejado, a obra está adiantada e nós temos recursos para terminar três blocos (A, C e D) até o início do próximo ano?, afirmou o presidente.
Essa foi a primeira vez que o juiz federal em auxílio à Presidência, Marcos Augusto de Sousa, visitou a obra. Ele se mostrou impressionado com a grandiosidade das instalações: ?é um projeto muito animador, que vai melhorar as condições de trabalho de magistrados, servidores e prestadores de serviços, o que vai refletir positivamente no serviço prestado ao jurisdicionado?.
O diretor-geral do Tribunal, Roberto Elias Cavalcante, destacou que o andamento da obra está adiantado e que a intenção é intensificar ainda mais o ritmo. ?O cronograma está 1,34% adiantado, o que significa 22 dias úteis em relação ao prazo total previsto para a conclusão da obra?, ratificou o diretor. O secretário-geral, Paulo Cardoso, também destacou a celeridade com que o projeto está sendo realizado: ?vendo a grandiosidade desse projeto e tudo o que já foi feito, me sinto otimista e muito satisfeito. Acredito que temos motivos para comemorar e, quem sabe, pensar na conclusão da obra antes do tempo previsto?.
Já o diretor da Secad, Luiz Mauricio Penna da Costa, acredita que ainda é cedo para pensar em antecipação dos prazos, mas também destacou que as atividades estão adiantadas. ?A execução do projeto está dentro do previsto e esperamos concluir dois blocos até o fim deste ano e início de
Com uma área total de
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região
Fonte: TRF1