Os secretários Osvaldo Vicente Cardoso Perrout (Secex-RJ) e Marcelo André Barboza da Rocha Chaves (4ª Secex), representaram o Tribunal de Contas da União, no último dia 8, em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A audiência teve como tema as denúncias de irregularidades nos hospitais federais do Rio de Janeiro e contou com a presença de 26 deputados.
O secretário Marcelo Barboza fez explanação sobre os trabalhos do Tribunal de Contas da União na área da saúde e destacou a importância da participação do tribunal nos trabalhos do Congresso Nacional e o seu potencial de contribuição no assessoramento às casas legislativas. Em seguida, o secretário Osvaldo Vicente apresentou aos parlamentares alguns trabalhos realizados pela Secex-RJ relacionados ao tema, entre eles auditorias nas farmácias básicas e no Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram ainda como convidados o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ex-diretora do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ) Leila Carvalho e o secretário federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União, Valdir Agapito.
Ao final, o autor do requerimento da audiência, deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), mostrou-se satisfeito com a participação do TCU e dos demais convidados, mas lamentou a ausência de diversos diretores dos hospitais federais do Rio de Janeiro, os quais, embora convidados, não compareceram.
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU