O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na manhã desta quarta-feira (23), relatório e parecer prévio das contas do governo da República, importantes instrumentos que traçam diagnóstico sobre aspectos relevantes do desempenho e da conformidade da gestão pública federal no ano que passou.
O parecer sobre as contas governamentais de 2011 – primeiro ano da gestão da presidente do país, Dilma Rousseff – foi aprovado, com ressalvas, pelo plenário deste tribunal. Ao todo, foram emitidas 25 ressalvas, relacionadas a aspectos de conformidade da receita pública, da dívida pública, da execução do orçamento e das demonstrações contábeis. Quarenta recomendações foram necessárias em razão das ressalvas e da análise do desempenho governamental, sendo que doze delas foram dirigidas para Secretaria do Tesouro Nacional e nove para a Casa Civil.
A crise econômica que países estão enfrentando, recentemente, e o possível impacto desse novo cenário na vida do brasileiro foram levados em consideração para que o relator das contas, ministro José Múcio Monteiro, propusesse como tema central do relatório a “sustentabilidade do crescimento”. Dessa maneira, o trabalho procurou avaliar de que forma a ação governamental pode fomentar o crescimento nacional consistente, estrutural, capaz de se repetir ao longo do tempo e de permitir melhores condições de vida às gerações futuras.
A íntegra do relatório pode ser acessada no seguinte endereço: www.tcu.gov.br/contasdogoverno.
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU