O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, foi eleito nesta terça-feira (22), vice-presidente do XXI Congresso da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, o Incosai, em Pequim, na China. Participam do evento, que vai até o dia 26, cerca de 160 das 192 entidades fiscalizadoras superiores (EFS) membros da Intosai.
O convite foi feito pelo novo presidente da Intosai e presidente do Incosai, Liu Jiayi, auditor-geral da EFS China, em reconhecimento à liderança regional brasileira, ao importante papel desempenhado na comunidade internacional e aos avanços alcançados na área de auditoria pública.
Como vice-presidente do evento, Augusto Nardes apoiará a presidência do congresso no andamento dos trabalhos e moderará sessões na ausência de Liu Jiayi.
O Incosai teve sua cerimônia oficial realizada no Grande Salão do Povo, sede do parlamento chinês. A solenidade contou com a presença do primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang; do subsecretário-geral da ONU, Wu Hongbo, que leu mensagem do secretário-geral, Ban Ki-moon; e do prefeito de Pequim, Wamg Anshun. Durante a cerimônia o auditor-geral da EFS África do Sul, Terence Nombembe, passou a presidência da Intosai para Liu Jiayi, que a exercerá pelos próximos três anos.
Fonte: TCU